Além Das Emoções ...


Amados irmãos

Deixar as emoções e sentimentos de lado , respirar fundo , orar e esperar estar calma antes de responder ou tomar uma decisão pode parecer difìcil , mas na verdade é muito simples ...

Vai ver que acaba por  se tornar um habito !!!

E se for sincera , olharà para tràs e então verà que todas as vezes que voce respondeu no calor do momento depois voce se arrependeu , o não saiu como voce planejava e a situação piorou muito ...

Geralmente quando alguma coisa me tira do sério , antes de dar razão a minha carne e explodir , ou dizer tudo que penso naquele momento (e que com certeza irei me arrepender depois ) , eu busco exemplos nos ensinamentos de Jesus , se não encontro nada similar , então me faço alguns questionamentos  ; 
"qual é a verdadeira importancia disso ?" , 
" é fundamental para mim ?" , 
"posso viver com isso , ou sem isso ?" , 
"que importancia terà isso daqui 1 ano ? " .... 

Isso me faz refletir sobre o que é realmente importante e indispensavel nessa vida ,  o que pode ser resolvido de outra forma ou até mesmo , ficar sem , se assim for o caso ...

Refletir antes de responder me fez desviar de inumeras discussões , dar prioridades ao que realmente é importante , evitei  um monte de problemas e até mesmo de magoar outras pessoas  ...

Segue  um texto para complementar o que tento expressar  ...


Diante de um passo importante , devemos fazer a nós mesmos os seguintes questionamentos : “ Isso faz sentido ? ” ;  “ O que irá acontecer se eu tomar essa decisão ? ” ; “ Quais vantagens eu trarei para minha vida e para a minha família ? ”. 

E , o mais importante de tudo : “ Como essa decisão irá afetar a minha vida espiritual e a minha intimidade com Deus ? ”.

As circunstâncias são importantes para determinar a vontade de Deus . 

Algumas vezes Ele deseja que passemos por essas  circunstâncias desafiadoras com espírito de reflexão cuidadosa . 

Porém , em outras ocasiões Ele quer que esperemos para ver o que Ele irá fazer . 

A questão é que Ele sempre deseja que O consultemos através de Sua Palavra , da oração , e que busquemos aconselhamento com cristãos mais maduros em quem confiamos . 

Quando seguimos esse procedimento com maior freqüência , iremos aprender o que fazer , particularmente ao tomarmos decisões sobre assuntos que as Escrituras nada dizem .

Quando tomamos uma decisão NÃO é errado penar sobre como nos sentimos , mas devemos ser extremamente cuidadosos . 

Imagine por apenas um momento o que teria acontecido se Jesus Cristo tivesse baseado a Sua decisão de ir para a cruz apenas em Suas emoções ?

 A dor íntima que Jesus sentiu no Getsêmani era tão intensa que a Sua transpiração caía ao solo como gotas de sangue . 

Ele orou para que o cálice do sofrimento fosse afastado Dele , mas as palavras que disse para o Pai naquela oração servem como um guia para todos nós : “Não se faça a minha vontade , e sim a Tua” Lucas 22:42.

A emoção pode ser algo bem enganoso quando temos que tomar decisões . 

Qualquer decisão que envolver uma incerteza (a maioria delas envolve) gera sentimentos negativos . 

Esses sentimentos confusos são bem previsíveis . 

Quanto mais próximos estamos de tomar a decisão , mais forte as emoções negativas se tornam , o inverso também é verdade . 

Infelizmente , muitos cristãos equiparam essas dinâmicas espirituais com serem guiados pelo Espírito Santo . 

Quando eles têm sentimentos negativos , acreditam que o Espírito está dizendo “ não ” . 

Eles sentem que Ele já tirou deles a sua paz .

Por outro lado , quando têm sentimentos positivos , sentem que o Espírito está dizendo “sim”, dando-lhes paz em seus corações .

 O maior problema com esta estratégia é que ela faz parecer que  Espírito de Deus está sendo ambivalente e instável . 

A verdade é que Deus nunca muda quando se trata de Sua vontade para nós , mas nós sim .

É por isso que devemos ter cuidado ao nos basearmos apenas em nossas emoções . 

Elas irão nos enganar . 

Na verdade , muitas decisões devem ser tomadas APESAR das emoções , pois sabemos que é a coisa certa a ser feita .

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios , não se detém no caminho dos pecadores , nem se assenta na roda dos escarnecedores . Antes , o seu prazer está na Lei do Senhor , e nela medita dia e noite .” Salmos 1:1-2

Esse texto é parte do livro  ABRAÃO – UM MODELO DE OBEDIÊNCIA E FÉ ...

Que sejamos todos rapidos para ouvir , lentos para responder e tardios para nos irarmos ...

Que nosso exemplo seja sempre Jesus , que era chamado de manso e humilde e portanto , era Rei !!!



Fiquem na Paz 



Vida Nova !!!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas