Espiritualidade e Sexualidade : Não Separe O Que Deus Uniu !!!


Amados irmãos

Quantos e-mails recebo de esposas que depois de convertidas não sabem como agir na relação sexual com seus proprios maridos ...

E a relação sexual no casamento tem uma importancia muito grande , para os dois  !!!

Essas esposas erronêamente fazem separação da vida cristã com a relação sexual , como se a relação sexual também não fosse criada por Deus !!!

Deus fez o ato sexual !!! 

E não apenas para reprodução , Deus fez nossos corpos de maneira a termos prazer , para  desfrutarmos desse união de forma prazeirosa com nossos conjuges  ...

O sexo não é sujo , como muitos pregam , na verdade ele é tão bom e tão santo que devemos fazer com apenas uma pessoa por toda a vida !!! 

Que esse estudo de hoje venha trazer luz  às suas relações ...


Estes dois temas são quase opostos na mentalidade religiosa do povo brasileiro , sejam católicos , espíritas ou evangélicos .
 São assuntos divorciados . Espiritualidade é associada com algo imaterial e boa e sexualidade com a matéria e má . 
Esta compreensão tem gerado no decorrer da história profundos males à vida dos cristãos , pois para ser espiritual é preciso negar o sexual .

Richard Foster diz “Uma das verdadeiras tragédias da história do cristianismo tem sido o divórcio entre a sexualidade e a espiritualidade . Esse fato é tanto mais lamentável por a Bíblia apresentar um conceito de tão alta celebração da sexualidade humana”. 
Esta celebração das Escrituras se tornou em negação e repressão por parte da igreja ao longo da história . 
A teóloga alemão Uta Ranke-Heinemann demonstrou com acurada e profunda pesquisa no seu livro “Eunucos pelo reino de Deus” como o entendimento e ensino da igreja católica (com algumas ressalvas, diríamos também a evangélica) foi e é claramente pagão .

O bispo (ou ex) anglicano Robinson Cavalcanti resume afirmando “o cristianismo nasce entre os hebreus , mas se desenvolve no ambiente greco-romano . 
A glorificação da virgindade , o celibato clerical , o monasticismo , o isolamento dos eremitas , a auto-castração de Orígenes , a depreciação corporal dos anacoretas , são sinais e sintomas do afastamento da visão hebraica” e diriamos da visão bíblica . 

A posição das igrejas , continua Cavalcanti em nossos dias é “baseada no paganismo , no medievalismo e na moral pequeno-burguesa , com uma roupagem e uma linguagem pretensamente bíblicas’, que de fato é lida por uma ótica cultural , e cujo resultado ideológico é imposto  coercitivamente aos fiéis pelos mecanismos institucionais .

Como temos uma visão pagã da sexualidade relato alguns exemplos de uma palestra para casais que ministrei . Ouvi casais falarem que fecham a biblia quando vão Ter relações sexuais ou desligam o aparelho de som , se for música evangélica . 
Percebi também grande estranheza e vergonha quando perguntei se alguém após o ato sexual já tinha agradecido a Deus pelo prazer desfrutado . 
Essa frase “Obrigado Jesus pelo orgasmo” soou como heresia . 
Presenciei de fato que somos pagãos na nossa sexualidade .

Para unirmos o que o homem separou precisamos reler as escrituras com olhos sem preconceitos ou lentes da nossa moralidade e religiosidade e construirmos uma teologia que fundamente uma espiritualidade erótica .
 Para isso precisamos redescobrir a teologia bíblica da Criação e da Encarnação. 

Deus criou todas as coisas e disse que tudo era bom . Na criação dos humanos diz-se que “à imagem de Deus os criou”.
 Essa " Imago Dei " já foi explicada de várias formas , mas a exposição de Karl Barth aproxima-se mais do relato bíblico .
 Para ele, o relacionamento entre o homem e mulher é o âmago de sermos feitos “à imagem de Deus” . 
Foster comenta : “Nossa sexualidade humana – nossa masculinidade e feminilidade – não é apenas uma forma conveniente de manter a continuidade da raça humana . Não , ela está no coração de nossa verdadeira humanidade . Existimos como homem e mulher em relacionamento . Nossos impulsos sexuais , nossa capacidade de amar e sermos amados , estão intimamente relacionados ao fato de termos sido criados à imagem de Deus.” 

Precisamos de uma vez por todas aceitar que o mundo material é bom e jogar fora o dualismo grego-platônico , aceitar os nossos corpos e desfrutarmos do jardim que Javé plantou . 
Não precisamos fechar os olhos para enxergarmos a Deus , Ele está na sua boa criação como expressa o salmista “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de sua mãos”(Sl 19.1).

Todo o Antigo Testamento expressa a integralidade da criação , sem dualismos , mas há ainda um livro especificamente erótico que precisa ser redescoberto pelos cristãos que é o cântico dos cânticos , que de acordo com Barth é um comentário de Gn 2.25 “Ora , um e outro , o homem e sua mulher estavam nus e não se envergonhavam”. Foster diz “O simples fato de encontrar-se na escritura é um elegante testemunho da recusa hebraica em trinchar a vida , separando-a em coisas sacras e seculares”.

O livro de Cantares tem sido , de acordo com Júlio Zabatiero um “dos mais explorados das Escrituras. Sua temática , o amor apaixonado entre homem e mulher , foi considerada – muitas vezes na história da interpretação do livro – indigna e carnal . 
Daí , as fortes correntes de interpretação alegórica , tipológica e simbólica dessa coleção de poemas de amor”.
 Outro biblista , Carlos Mesters resume o conteúdo de Cantares com as seguintes palavras “Usa uma linguagem erótica de grande beleza poética : descreve com arte o jogo do amor (4.9-15; 5.2-8); com naturalidade evoca a relação sexual (2.4) ; não fala da mulher enquanto esposa ou mãe , mas sim enquanto enamorada que busca o seu amado até encontrá-lo (3.1-4) ; descreve a beleza do corpo da mulher em todas as minúcias (4.1-7) ; chega a fazer uma descrição da beleza do corpo do homem (5.10-16) ; fala do amor humano não enquanto fonte de procriação , mas só enquanto busca amorosa e entrega mútua (2.16; 6.3).” 

Precisamos reler , ensinar e pregar este livro nas nossas igrejas . Como afirma o Pr. Caio Fábio , nas cerimônias religiosas de casamento , as prédicas devem mudar de 1 Coríntios 13 que fala do amor Ágape de Deus para os poemas de cantares que expressam o amor Eros do homem e da mulher e que segundo o mesmo , este é o que mantém o casamento .

Além da Criação , precisamos redescobrir a teologia da encarnação . No evangelho de João 1.14 diz “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós , cheio de graça e de verdade , e vimos a sua glória , glória como do unigênito do Pai”. 
Jesus se fez homem , plenamente humano . Não apenas aparência como queriam os docetistas e gnósticos , mas com todas as características humanas , exceto o pecado .

A encarnação do Verbo expressa de forma maravilhosa a valorização do corpo humano . Deus se fez corpo e se revelou de forma plena através Dele . Não é a prisão da alma como queria Platão , “O dualismo bíblico não é igual ao dualismo grego , em que a alma é prisioneira do corpo , pelo contrário , o corpo é instrumento através do qual o imaterial se expressa . As partes material e imaterial da pessoa estão em pé de igualdade . As duas precisam da redenção e vivem eternamente . O homem não é apenas corpo ou apenas alma/espírito , mas a combinação deles ”. (Enciclopédia Histórico-teológica) .

O teólogo José Comblim afirma : “Para eles (Jesus e os apóstolos) está claro que o homem é um só . Por isso não há na Bíblia conceitos que se apliquem a distintas partes do homem . Não há equivalentes do corpo e da alma .  As palavras hebraicas que os tradutores traduzem por corpo , carne , alma , espírito , não dizem respeito a uma parte ou um elemento constitutivo do homem e sim a diversos aspectos da sua totalidade . Mesmo usando palavras gregas , os autores do Novo Testamento conferem-lhes sentidos equivalentes aos sentidos hebraicos . A “carne”, por exemplo , não significa o corpo como distinto da alma , e sim o homem todo na sua fraqueza , mortalidade , tentação de pecado . 

Assim, a carne está mais no intelecto e na vontade do que na matéria . O homem é carnal nos seus pensamentos na medida em que põe a sua confiança neles e busca a sua salvação por meio deles . Para o evangelho cristão tudo no homem é corporal , tudo é espiritual,  tudo é alma . Não há nada fora do corpo .
 Pois o espírito está também no corpo , ele é o corpo humano como orientado sob a moção de Deus.”

A não compreensão da encarnação produziu o desprezo pelo corpo , Rubem Alves afirma : “Pensamos encontrar Deus onde o corpo termina ; e o fizemos sofrer e o transformamos em besta de carga , em cumpridor de ordens, em máquina para o trabalho , em inimigo a ser silenciado , e assim o perseguimos , ao ponto do elogio da morte como caminho para Deus , como se Deus preferisse o cheiro dos sepulcros às delícias do Paraíso . 
E ficamos cruéis , violentos , permitimos a exploração e a guerra . Pois se Deus se encontra para além do corpo , então tudo pode ser feito ao corpo”.

O próprio Rubem Alves em forma de poesia expressa : 
“Deus fez-nos corpos ,
Deus fez-se corpo . Encarnou-se .
Corpo : imagem de Deus .
Corpo : nosso destino , destino de Deus .
Isto é bom .
Eterna divina solidariedade com a carne humana .
Nada mais digno  
O corpo não está destinado a elevar-se a espírito .
É o Espírito que escolhe fazer-se visível , no corpo .
Corpo : realização do Espírito : suas mãos , seus olhos , suas palavras , seus gestos de amor ...
Corpo : ventre onde Deus se forma . 
Maria , grávida , Jesus , feto silencioso , à espera , protegido , no calor das entranhas de uma mulher.
Jesus : corpo de Deus entre nós ,
Corpo que se dá aos homens ,
Corpo para os corpos , como carne e sangue , pão e vinho .
E o corpo de Deus , Jesus Cristo , se expande , incha , tomando o universo inteiro
“presente em todos os lugares ,
mesmo dentro da folha mais diminuta ,
em cada uma das coisas criadas , dentro e fora ,
a sua volta e no interior de suas nervuras , por 
baixo e por cima , atrás e á frente...”(Lutero)
O corpo é o Espírito gracioso , capaz de sorri ,
Capaz de ficar grávido , gerar , morrer de amor ...
É bem aí , no corpo , que Deus e o homem se 
Encontram”. 


O corpo é tão valorizado no cristianismo que este afirma a sua fé e esperança no credo : “Creio na ressurreição do corpo”, ou seja , faz parte da doutrina cristã a convicção que o corpo vai ressuscitar. Não existe a noção de almas desencarnadas curtindo o além . 
A afrimação do apóstolo Paulo é que teremos corpos espirituais .
 A união plena do que a igreja tem tentado separado . 
Na Concretização do reino de Deus seremos plenamente espirituais e plenamente corporais , que nós possamos antecipar essa vinda , vivendo uma espiritualidade corpórea e sexualizada .





Esse estudo é do Pastor Gelson Magalhães da igreja presbiteriana de Botucatu  ...
Que aprendamos a desfrutar dessa relação com nossos conjuges de forma espontanea e prazeirosa , aumentando a união e fortalecendo a cumplicidade do casal  ...
             
" Tudo é graça de Deus " 


Fiquem na Paz 


PS: Estamos em férias , portanto os comentarios poderão demorar a serem publicados e nenhum e-mail ou comentario serão respondidos nesse periodo ... Agradeço a compreensão !!!

Comentários

  1. Excelente Artigo irmã Meire!

    É triste admitir mas, infelizmente, praticamos vez por outra, um cristianismo paganizado.

    Ainda carregamos em nosso subconsciente interior, muitos conceitos e práxis religiosas que são alheias à Sagrada Escritura, que se tratam, na verdade, das heranças do "cristianismo" inculturado no paganismo, pela Roma do séc. III do imperador Constantino - que tentou agradar a "gregos" e "troianos" tornando a fé cristã religião oficial do império em 303 d.C.

    Que Deus nos ajude a erradicar todo este "entulho" religioso, disfarçado de Fé Cristã - principalmente com relação a instituição divina do matrimonio!

    Douglas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas