Como Restaurar O Lar Perdido ???



Muitas vezes , não percebemos a importância da família. O bom convívio familiar , a ausência de desavenças e do ressentimento entre os membros da família é  vital até para a sua saúde física e emocional . Uma das primeiras coisas que Deus fez quando criou Adão , o primeiro homem , foi constituir uma família para ele . Através disso , podemos ver o quanto à família e o ambiente familiar são importantes para Deus e para o homem .

Mas nós , muitas vezes , não damos valor à família . Não nos preocupamos em trazer Deus para o nosso lar para que Ele possa restaurar a convivência tanto entre os cônjuges , como entre os pais , filhos e irmãos .

Em sua mente , você pode já ter estabelecido muitas metas a serem alcançadas . Você pode até achar que sua felicidade depende de seu emprego ou de seu lazer . Mas a sua felicidade depende da sua família .

É por isso que muitos  homens são tristes , depressivos , frustrados e insatisfeitos . Suas famílias estão em desordem , porque não funcionam segundo o que Deus estabeleceu em Sua Palavra .

Vemos no livro de Malaquias 4:6 , que ele fala sobre o amor que tem que ter entre filhos e pais , e pais aos filhos . Neste mundo de hoje , temos muitas famílias que estão completamente destruídas , sem amor dos filhos aos pais e pais sem amor aos filhos . Quanto tempo você gasta com seu filho ? Quanto tempo filho você gasta com seu pai ? 
 O diabo tem feito de tudo para destruir famílias você tem colaborado para isso acontecer ? Ou você tem lutado para ter uma família restaurada ?  Quando temos uma família bem estruturada não tem nada que aconteça que eles não consigam vencer , quando temos uma família entregue para Cristo , Ele vem e restaura tudo que nós não conseguimos fazer .

Em Efésios 6.1 diz : Vós , filhos , sede obedientes a vossos pais no Senhor , porque isto é justo .

Provérbios . 1.8-9 : Filho meu , ouve a instrução de teu pai , e não deixes o ensinamento de tua mãe .

Houve um tempo em que filhos obedeciam a seus pais incondicionalmente , infelizmente , hoje , os valores estão invertidos e não é incomum vermos pais que fazem todas as vontades de seus filhos , e com isso acabam sendo coniventes com os pecados dos filhos , pois a Bíblia diz em Romanos  1:28-32 que o pecado de desobediência aos pais compara-se com outros que são passiveis de morte os que tais coisas praticam , e também os que aprovam os que assim procedem ,

Honra – grego “tima” : contar como valioso , valorizar , reverenciar .  Um filho pode submeter-se à vontade de seus pais sem tê-los em alta consideração . Seu motivo para submissão pode ser egoísta por natureza . As Escrituras revelam-nos que a obediência do filho deverá originar-se da alta estima que ele tenha por seus pais . Pais nem sempre agem de tal modo que encorajem o respeito de seus filhos , mas os filhos deverão estimar seus pais altamente . Por causa dos mandamentos deDeus a este respeito .

Certamente honrar pai e mãe incluirá obediência , mas esta responsabilidade acarreta muito mais . Os filhos deverão dirigir-se a seus pais com respeito , sem grosseria , sarcasmo ou sendo ridículo . Os filhos demonstram respeito por seus pais ouvindo o que eles têm a dizer . O escritor de Provérbios aconselhou : "Ouve a teu pai , que te gerou , e não desprezes a tua mãe quando vier a envelhecer " (23.22) .

Conversão dos pais aos filhos aos pais através :
Intercessão : Jó , homem integro , reto e temente a Deus , apresentava seus filhos continuamente a Deus santificando-os . Pais como sacerdotes somos desafiados a nos colocar na brecha todos os dias pelos nossos filhos . Os dias são maus , o inimigo a cada momento procurar apresentar opções aos nossos filhos para que deixem de honrar a Deus e busquem seus próprios interesses . Não podemos descuidar ,  a intercessão dos pais pelos filhos é poderosa em Deus para livrá-los do mal .

Quando temos uma família restaurada , temos amor , união , alegria e vitórias sobre as dificuldades . Deus tem promessas para cada família temos que andar em Sua direção para termos as bênçãos que Ele preparou para nossos lares . Quando há entrega total de uma família para Deus , há restauração .

Neste mundo infelizmente existem pais que dirigem muito bem suas vidas profissionais , mais em seus lares são incapazes de dirigir suas famílias . Não adianta de nada ter uma vida profissional bem organizada , se em seus lares há tantas discórdias , ódios uns com outros , filhos profundamente magoados com seus pais , e pais tristes com seus filhos .

Uma das maiores preocupações que Deus tem é a de restaurar a sua família . O que o Senhor mais deseja é que Ele venha a fazer parte desse relacionamento . A relação a dois , marido e mulher , deve passar a ser uma relação a três:  marido , mulher e Deus .
 Essa é a relação perfeita e a família perfeita , onde tudo está em ordem e todos são felizes e satisfeitos .

Você quer isso para sua vida ? Então , preocupe-se em trazer Deus para o seu lar . Tanto a sua felicidade como a paz no seu lar dependem disso . Mas como Deus pode fazer parte da sua família ? Essa é uma pergunta que pode ser facilmente respondida com o que está escrito no livro de Colossenses , capítulo 3, versículo 13 , que diz : “Suportai-vos uns aos outros , perdoai-vos uns aos outro , se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou , assim também perdoai vós”. 
Praticar esse versículo é trazer Deus para o seu lar . As famílias de hoje são desestruturadas pela amargura e pelo ressentimento , pelas mágoas que os familiares têm entre si .

E você acha que existe outra forma de restaurar o seu lar que não seja pelo perdão ? Hoje , o que fazemos , é forçar uma convivência pacífica .

Mas, em geral , há falsidade . Só quando você começar a liberar perdão para cada um de seus familiares é  que Deus irá colocar o amor por eles em seu coração . Não digo que você não ama os seus familiares , mas lhe falta agir com amor.  Perdoar é agir com amor . Suportar as fraquezas do outro é agir com amor . E é esse amor que você está expressando na sua família ?

Deus é soberano, e por isso os Seus planos jamais serão frustrados . Quando Deus instituiu o casamento e conseqüentemente formou a primeira família , foi com o propósito de adorá-Lo , servi-Lo e viver eternamente feliz . Por isso , no dia em que satanás derrotou a família no Éden , deixando-a miseravelmente pobre e infeliz ; Deus , por sua misericórdia e amor fez uma promessa ao casal :

“E porei inimizade entre ti e a mulher , e entre a tua semente e a sua semente ; esta te ferirá a cabeça , e tu lhe ferirás o calcanhar” (Genesis 3.15).

Neste texto , Deus promete a derrota de satanás , (Serpente) , e a vitória de Jesus , (Descendente da mulher) , que ferirá a cabeça da serpente ; a derrota dos seguidores de satanás e a restauração e vitória dos seguidores de Jesus .

E ainda , Deus veste o casal com roupas confeccionadas com peles de animal , indicando profeticamente que alguém no futuro teria que morrer para vestir espiritualmente o homem , não somente vesti-lo , mas restaurá-lo completamente “ E fez o SENHOR Deus a Adäo e à sua mulher túnicas de peles , e os vestiu ” (Genesis 3.21) ; devolvendo a comunhão com Deus , o lar que havia sido perdido , a felicidade e tudo de bom que Deus preparou para aqueles que O amam .

Como escreveu Paulo dizendo : “Mas , como está escrito : As coisas que os olhos não viram , e os ouvidos não ouviram , e não subiram ao coração do homem , são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Corintios 2.9) .

Durante toda a história da humanidade , o trabalho de Deus sempre foi no sentido de restaurar o homem , restaurar a família da sua condição de miséria ; e por isso , instituiu leis que garantissem a proteção da criança , do idoso , da mulher , etc ., e isso tudo se vê a partir das leis instituídas por Moisés , algumas delas ratificadas por Jesus e ensinadas pelos apóstolos . Deus e o diabo sabem muito bem do valor que a família representa para a sociedade e a Igreja , por isso enquanto satanás procura deteriorá-la o máximo que pode ; Deus , por outro lado , com o seu amor e misericórdia procura resgatá-la da mão do opressor e garantir-lhe aquilo que foi perdido pelo primeiro casal .

Por ser a primeira instituição divina o casamento é uma das mais belas ; criada com a finalidade de proporcionar bem estar emocional , espiritual , garantir a perpetuação da espécie , enfim , proporcionar condições para a manutenção da subsistência de sua posteridade , e influenciar na ordem e harmonia social . O casamento é tão abençoado que podemos ver que o primeiro milagre que Jesus realizou foi em um casamento , em Caná da Galiléia , quando transformou água em vinho , (João 2:1-11) , mostrando aos convidados e aos cônjuges que por mais que a vida esteja arruinada Ele pode transformá-la de forma radical , dando o verdadeiro sentido de viver .

Mas , para que Jesus possa encontrar lugar para a realização do milagre da restauração , é necessário , no entanto , que o homem aceite o seu convite que diz : “Vinde a Mim , todos os que estais cansados e oprimidos , e Eu vos aliviarei . Tomai sobre vós o Meu jugo , e aprendei de Mim , que sou manso e humilde de coração ; e encontrareis descanso para as vossas almas . Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”, (Mateus 11.28-30) .

A unção de restauração familiar tem sido derramada de maneira tremenda . Precisamos resgatar as nossas famílias . Há uma sede de ser feliz dentro dos nossos lares . Existe um grito dentro de cada casa clamando pela unidade , pela restauração familiar .

Estamos nos dias de liberdade total , dias em que o homossexualismo tem arrastado milhares de jovens , mascarado de liberdade de escolha .

Casais se separando , frustrados , alegando incompatibilidade de gênios .

O casamento tem se tornado aos olhos da sociedade como uma instituição falida .

Os meios de comunicação apelam e divulgam o adultério , casais trocados , enfim , uma série de distúrbios nos relacionamentos , que entristecem profundamente o nosso Deus .

Diante de tanto ataque só nos resta uma escolha : firmar os nossos olhos na Palavra .

A palavra do Senhor nos diz em Gêneses 02:15 : Tomou , pois , o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar .

Vamos entender a palavra lavrar : tratar da terra , cultivá-la de maneira que ela produza os melhores frutos , dar a ela condições de reproduzir , de gerar .

Sua casa é o teu Éden , é o seu lugar de descanso , é o lugar preparado por Deus para que você viva os melhores momentos nesta terra .

Mas muitos estão vivendo os piores momentos em família , por que deixaram de cultivá-la . Muitos lares tem sido cultivados pelos valores e princípios do mundo , deixando legalidades para o adversário agir .

Mas como cultivar esta terra ? Quero ilustrar esta mensagem , pra que você entenda melhor .

"Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras . Quem sabe como , conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza .
Passou uma jovem e ficou admirada com a flor . Logo pensou em Deus .
Cortou a flor e a levou para a igreja . Mas , após uma semana a flor tinha morrido .
Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras . Quem sabe como , conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza .
Passou um homem , viu a flor , pensou em Deus , agradeceu e a deixou ali ; não quis cortá-la para não matá-la . Mas , dias depois , veio uma tempestade e a flor morreu ...
Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras . Quem sabe como,  conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza .
Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela : bonita , mas sozinha . Decidiu voltar todos os dias . Um dia regou , outro dia trouxe terra , outro dia podou , depois fez um canteiro , colocou adubo ...
Um mês depois , lá onde tinha só pedras e uma flor , havia um jardim !..."

O segredo está nos relacionamentos sadios entre os familiares .

O homem tem corrido tanto atrás do sucesso , que tem se esquecido que pra que sua família dê bons frutos , ela precisa ser cultivada , tratada, e isso exige tempo , atenção , cuidados que só você pode dar .

Tenho ouvido mulheres que se sentem profundamente infelizes , pois se sentem sozinhas dentro da própria casa , mulheres que se anularam em função de filhos , maridos e hoje não conseguem mais se ver como pessoas especiais , porque não existe mais relacionamentos dentro de seus lares ., as pessoas não tem tempo de se relacionar .

Homens que não conseguem mais chamar a atenção da esposa , filhos que já nem falam mais com os pais .

Isso tem que acabar no meio da igreja do Senhor Jesus .

Deus nos fez para termos relacionamentos saudável dentro do nosso Éden  mas ele precisa de cuidados especiais , pois a palavra do Senhor diz em I Pedro 5.8 :

" Sedes sóbrias vigiem . O vosso adversário , o Diabo , anda em derredor , rugindo como leão , e procurando a quem possa tragar."

Portanto , precisamos entender que o papel de cuidar e cultivar a família são nossos .

Quantos pais não sabem dizer que ama , porque não ouviram . Então não sabem passar , mas isso precisa mudar .

Quantas vezes ouvi pessoas dizerem que o pai ou a mãe não as amava , sendo que eu mesma presenciava o choro dos pais por causa do filho (a) .


O relacionamento é muito importante , pois quando existe relacionamento dentro de casa , não somos levados pela conversa de satanás .

Uma esposa, após ter traído o marido , disse que foi atraída pelo diálogo que tinha com o amante , pela atenção que ele dava a ela , colocando-a como alguém importante , valorizando-a de uma maneira que nunca percebeu no marido .

Amados , cuidado com o teu Éden , ele é especial . É o seu cantinho especial dado pelo Senhor !!!

O próximo passo é guardar o nosso jardim .

O que é guardar?
Guardamos algo que pode ser roubado, que pode ser tomado ou mesmo invadido .
Colocamos cercas , limites , que impeçam ou dificultem a invasão .
A propriedade guardada está livre de ser tomada ou assaltada .
E se o Senhor o colocou como guarda , é por que havia a necessidade de proteger .

Precisamos abrir os nossos olhos e entender que o nosso papel é não permitir que o nosso Éden seja invadido pelo maligno .

Precisamos ficar atentos , pois é nossa responsabilidade guardar e cuidar da nossa família .

Amado(a), talvez você esteja vivendo maus momentos em família . Quem sabe não há mais diálogo dentro de casa , as pessoas não se falam e quando isso acontece é só agressão verbal .

Mas nestes dias Deus quer realizar uma obra tremenda na sua família , mas Ele conta com você . Para que ? Para mudar a história da sua família , cultivando com relacionamentos saudáveis , dizendo que ama , sem medo de ser rejeitado , sem orgulho . Afinal , o dia de hoje não volta nunca mais e não sabemos quanto tempo ainda nos resta juntos como família .

Portanto, vá em frente . Declare , grite , expresse o teu amor pela sua família e você e o Senhor juntos vão escrever uma nova história de um Éden nos dias de hoje , um lugar de descanso  de alegria ; Na tua casa !!!



Meus amados essa mensagem é parte de um estudo Biblico de autoria de Janio Santos de Oliveira , para o site estudos gospel , a outra parte serà publicada na proxima postagem ... Que possamos aprender com essa reflexão , cuidar da nossa familia e buscar em Deus , a restauração de nosso lar !!!


Fiquem na Paz 



PS : Lembrando aos irmãos , que jà voltei para casa e retomei minha rotina no trabalho de aconselhamento , mas pelo longo tempo ausente , os e-mails estão acumulados e por isso serà necessario alguns dias para por tudo em ordem ; peço novamente a compreensão e paciencia dos amados ...

Comentários

Postagens mais visitadas