Como Restaurar O Lar Perdido ? Parte 2




RECUPERANDO OS VALORES NA PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA



" Ou qual a mulher que ,tendo dez dracmas , se perder uma , não acende a candeia , varre a casa e a busca com diligência até achá-la ? E achando-a , convoca as amigas e vizinhas , dizendo : Alegrai-vos comigo ; porque achei a dracma perdida ."  Lucas 15:8-9

 A mulher da parábola representa o cristão descuidado com os valores familiares . A ausência de luz e a sujeira são de nossa responsabilidade . Quando valores se perdem é necessário acender a luz e limpar a casa .

 Observamos algumas atitudes que devemos ter para encontrar o valor perdido :

Acenda a Candeia (João 8.12).

A Mulher acendeu a candeia* . Jesus é a luz , peça para Ele iluminar os "porões" escuros da alma , para que você possa ter o discernimento e sabedoria para encontrar valores que se perderam . O Espírito Santo é o "azeite"que irá trazer luz à tua casa . Orem juntos , marido e mulher , mantenham acesa a chama do amor dentro de casa . Ore por seu cônjuge , mas esteja pronto caso Deus comece a transformar você .

"Fui eu" : Assuma a responsabilidade

A mulher da parábola , não culpou ninguém pela tragédia . Ela resolveu assumir a culpa . "Eu perdi , eu vou encontrá-la" . Analisando o texto bíblico , a postura dessa mulher foi coerente . É impossível que um valor perdido seja responsabilidade apenas de uma pessoa . Temos que assumir que o problema familiar tem um nome : "EU".

Humilhe-se para fazer mudanças (Efésios  4:2 e Lucas  6:27)

A mulher da parábola varreu a casa diligentemente . Pra limpar a sujeira da casa é preciso varrer .

Quem se humilha, está protegido , tem beleza , é forte e flexível e se torna invencível .
Você quer que alguma área seja restaurada em seu lar ? Está procurando a dracma/valor perdido ?

Está varrendo a sujeira (poeira) para poder achar ? Busque a Deus para Ele usar você , para achar estes valores e diga : “Eis me aqui Senhor , envia-me a mim”. (Isaias  6.8)

Ditado : As pessoas tentar justificar-se dizendo : Na Bíblia está escrito que “santo de casa não faz milagre”.

Nunca vi isto na Bíblia , mas li o contrário : que os ensinos de Jesus através de Paulo e outros , dizem que nós podemos influenciar nosso lar ( I Pedro  3.1-2) .


A mulher tinha 10 dracmas/valores , perdeu apenas uma . Ficou com 9 valores (a maioria) . Mas , antes de perder a segunda ou a terceira , parou para costurar a carteira . Pequenos detalhes :

Bom dia/boa noite -Parabéns no aniversário -Escovar os dentes -Usar desodorante – Roupa espalhadas , são pequenas coisas que muitas vezes passam desapercebidos , mas não podemos subestimar nenhum destes pequenos detalhes , entre tantos , que você poderá relacionar  . Peça sabedoria a Deus  . Tiago 1.5. Não aceite o caos como algo natural .

O texto nos diz que a mulher procura a moeda , isto é , ela não assentou na cadeira da comodidade dizendo : “a vida é assim mesmo ! É comum perder uma moeda tão pequena . Deixa prá lá !” Não ! Ela reagiu , se levantou , foi atrás . Ela procurou observação :

Quantos em sua casa se assentam na cadeira da comodidade , sempre achando que “o mundo é assim mesmo , não tem jeito de melhorar”, ou afirmando : “todo o marido é safado mesmo ”, ou “todo adolescente tem que usar drogas …”, ou ainda : “toda mulher é lamurienta mesmo !”

Deus não fez , meu querido irmão , seu lar para ser um inferno , e , se está sendo , precisamos reagir , ir à luta , como é o caso de ABIGAIL , relatada em I Samuel 25.1 à 44 .

A verdade é que muitos não acham nada porque não estão procurando . Decida , agora,  um meio de salvar seu lar . Decida , agora , investir na procura de uma restauração da alegria em seu lar . Humilhe-se para fazer mudanças :  

Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado , e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado . Lucas 14:11

E, achado na forma de homem , humilhou-se a si mesmo , sendo obediente até à morte , e morte de cruz . Filipenses 2:8

Humilhai-vos perante  o Senhor , e Ele vos exaltará . Tiago 4:10

Humilhai-vos , pois  debaixo da potente mão de Deus , para que a seu tempo vos exalte ; 1 Pedro 5:6

A mulher “varreu a casa” . Varrer incomoda quem se prontificou a assentar ; varrer incomoda a poeira ou sujeiras que já se “tornaram parte” da mobília . Quem sabe , é isto que esta faltando em sua casa : Uma varridinha em : Sua boca , para produzir novas palavras . 

A morte e a vida estão no poder da língua ; e aquele que a ama comerá do seu fruto . Provérbios 18:21

De uma mesma boca procede bênção e maldição . Meus irmãos , não convém que isto se faça assim .
Tiago 3:10

Seu tempo , para que você o administre melhor e tenha tempo para Deus . Eclesiastes  3.1 à 8 .

Reveja  suas prioridades , pois poderá ser que os valores que estão perdidos estejam bem relacionados a isto : " Falta de comunhão verdadeira com Deus "

Nota : Coloque-se em oração para que o Espírito Santo lhe ajude a entender quais “os cantos que precisam ser varridos” .

Seja diligente , expressão do texto é fortíssimo : “até encontrá-la”!!!

 Seja obcecado por este propósito . Ela só parou de procurar quando encontrou a dracma/valor . Há os que procuram os valores perdidos dentro de casa , como menino mal mandado : dá só uma olhadinha por cima e diz que não encontrou . Procuram com tanta má vontade,  com tanta preguiça que , mesmo estando próximo do que procuram , não encontram .

Conselhos :


Não é só procurar e dizer : “Eu não achei ! Não adianta procurar !”;
Coloque a restauração do seu lar como o seu maior ideal de vida ;

Não desista facilmente , vá em frente :


- Procure um método
- Procure um meio correto
- Procure uma benção de Deus
- Procure um casal amigo para receber a ajuda .

Que Deus te abençoe , e que em breve o seu lar venha a ser restaurado em nome de Jesus , amém !


Essa foi a segunda parte do estudo Biblico de Janio Santos Oliveira , para o site  estudosgospel.com.br  ...



Fiquem na Paz 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas