Fases Do Deserto




De tudo o que ouvi até hoje na área de aconselhamento familiar, pude concluir que , desde a entrada no deserto à saída , o dia de vitória , as pessoas passam por TRÊS estágios diferentes que duram tempo diferente .

Leia com atenção as características de cada um e veja em qual você se encontra .

1º Estágio: é a fase inicial:

 A pessoa se encontra assustada ( pois antes nunca estivera sozinha dentro de uma casa ) , profundamente triste , abatida espiritualmente , sem rumo nem direção a seguir . Algumas , nessa fase , pensam até em tirar a própria vida . Mas tudo não passa de desespero e fruto da imaturidade espiritual ; afinal , a pessoa está enfrentando uma realidade diferente , nova , difícil . É muito comum nessa fase ouvirmos frases repetidas do tipo “meu cônjuge fez isso , me disse isso” , como uma forma de  desabafo .

 A pessoa quer arrancar algo dentro dela que insiste em não sair. As orações são recheadas de muita dor , lágrimas ; um misto de saudade e decepção . O mundo , ao redor , parece todo destruído como um Tsunami que passou arrastando e destruindo tudo de uma hora para outra . Esse é o estágio do pessimismo , da fé fragilizada , da afirmação “acho que não tem mais jeito”.

 Momento em que a pessoa age com pouca sabedoria ( não usa mais a aliança , conversa sobre o problema com qualquer pessoa que encontra no caminho ; quando tem oportunidade discute bravamente com o cônjuge ) e é conduzida pelas emoções . A fragilidade absoluta pode ser muito perigosa , pois o caminho a ser seguido pode trazer vitória como pode trazer mais decepção . Cuidado : você está nessa fase , mas não significa que tem que permanecer nela . Chegará um momento em que não haverá mais lágrimas , a pessoa receberá um perfeito aconselhamento , será obediente e logo estará no segundo momento do deserto .

2º Estágio:

 é a fase do equilíbrio , da confiança . Agora , sim , a pessoa atingiu um nível adequado de qualidade espiritual . Está mais sensata , já sorri , brinca , participa mais do meio social e familiar . A oração é mais segura , mais firme , sem dor. Não conta mais o problema nem fala mais do cônjuge para ninguém ( nem mesmo para o conselheiro espiritual ) . Os olhos estão mais limpos do pessimismo .

 O mundo, ao redor, não está tão destruído assim como se imaginava antes . Há coisas que ficaram de pé , e o que foi destruído pode ser reconstruído por DEUS . Nesse estágio , a pessoa elabora projetos de vida para si mesma : cursos , trabalho , cuida-se esteticamente ,  etc... Desvinculada do problema e do cônjuge , a pessoa marcha confiante em DEUS em busca da grande vitória , da saída do deserto .

3º Estágio:

O tempo passou  ,pode ser semanas ,  meses ou anos . A pessoa não viu nada acontecer . DEUS permitiu que ela não visse . Por isso , quem está no deserto e caminhando nesse terceiro e último estágio , imagina que a restauração familiar é algo perdido , que não irá mais acontecer . Não há mais notícia do cônjuge . Tudo parece estar no mar do esquecimento total .

 Em outras palavras , a pessoa conseguiu se libertar totalmente do problema ; foi moldada por DEUS , torna-se um ser mais maduro , responsáve l, com outra visão da vida e do casamento . A pessoa está tão curada e desligada de tudo , que as coisas no mundo espiritual correram rapidamente .

 O cônjuge , nesse tempo todo , envolveu-se mais e mais no pecado , endureceu o coração no limite , e a vida pecaminosa  longe de DEUS , levou-o á desgraça espiritual , à miséria , à falência , à dor , ao fundo do poço e a consequente presença de DEUS se manifestou na vida dele . Os olhos espirituais são abertos , o coração duro de pedra , foi substituído por um coração de carne ; os ouvidos estão sensíveis á voz do TODO PODEROSO . De um lado , esquecimento total ; do outro , pleno arrependimento . É hora então de voltar para casa . O casamento foi restaurado por DEUS .

Por isso , eu afirmo : independentemente do estágio em que você se encontra , são imprescindíveis duas armas : Fé e Sabedoria .

Não queira restaurar o seu casamento com suas próprias forças . Com tantas barreiras , ainda não se reconheceu impotente , frágil e dependente de DEUS ?

Confie no SENHOR ; entregue tudo a ELE . O que você não pode fazer , certamente DEUS fará para ti .

 NOSSO SENHOR não se esqueceu de você nem da sua causa . O tempo do deserto é apenas um respeito à liberdade humana que ELE mesmo deu ao homem .

 O homem quer desobedecer ao PAI ? DEUS vai permitir, até que o próprio pecado leve o desobediente à derrocada de sua alma , de suas expectativas .

 DEUS não vai se desfazer daquilo que fez . Mas porque ELE É FIEL , Misericordioso e Justo , o CRIADOR vai atender a oração do Seu filho , que clama e suplica pela restauração familiar . Um filho que entende que não pode ser de outra pessoa além do marido ( ou da esposa ) .

 Um filho que apenas quer uma chance de fazer tudo diferente , alicerçar a família na presença de DEUS . E por isso , DEUS o atenderá !

 

Obrigada a minha querida irmã em Cristo , Dani , por esse texto ...Não conhecemos sua autoria , por isso se alguém souber nos avise que daremos todo crédito merecido a essa pessoa abençoada ....

 

Fiquem na Paz ....

Comentários

  1. Estas palavras deram-me uma força maior! Talvez eu esteja a entrar no 3º estágio, pois muitas vezes surge um certo desanimo por não nada a acontecer! Mas Deus sabe como agir e é bem certo que quando tentamos resolver as coisas à nossa maneira acaba por correr tudo mal... Deus é perfeito, misericordioso e não vai esquecer de quem lhe pede com humildade! Obrigada Meu Deus porque estás a tomar conta de mim e da minha família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente eu já estou para receber a vitória , porque ja passei por todos agora estou próximo ao final.

      Excluir
    2. Deus está no controle porque já estou saindo do segundo estágio..Hj Deus preparou o culto todinho para mim.Deus é tudo. Obrigado Senhor Pelo deserto pois so assim para te conhecer.Amem te amo Jesus

      Excluir
  2. Esse texto é do Pastor Fernando Cesar.
    Que, alias, é uma benção na área de restauração familiar.
    http://familiasparacristo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tais , por nos esclarecer o autor e nos deixar o site ...Fique na Paz...

      Excluir
  3. Estou participando do jejum que comecou hoje, sabado dia 13 de julho. Meu nome e' Marly Vasconcellos e do meu marido Humberto Vasconcellos. Peco restauracao do meu casamento. Estarei orando por todos que estao na campanha. Deus os abencoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marly , bem vinda à Campanha , estamos orando por voces e por seu proposito ..

      Fique na Paz

      Excluir
  4. Graça e paz aos irmãos em cristo,peço que orem por minha família e por meu casamento que esta sendo provado há quatro anos, já sou divorciada mas nunca desistir de esperar em Deus pela restauração.Ele já vive com om,mas mesmo assim creio no Deus do impossível!Se creres verá a gloria de Deus,esse é minha maior motivação.Meu nome é Dayane kelly gomes sampaio e o do meu marido Breno Soares Sampaio.

    ResponderExcluir
  5. Paz e graça, meu nome é Dayane Kelly Gomes Sampaio, já fazem 4 anos que eu estou passando por um deserto.Estou separada e divorciada e tenho descansado no Senhor confiando que tudo é possível ao que crê. Pesso que orem em favor da restauração do meu casamento. O nome do marido é: Breno Soares Sampaio que hoje vive em outro relacionamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dayane

      Bem vinda ao Blog , ja temos seus nomes na nossa lista de oraçoes e estaremos intercedendo por voces ..

      Fique na Paz

      Excluir
    2. Orem intercedam por mim irmãs. Estou passando pelo mesmo processo da Dayane. Graça e paz.

      Excluir
    3. Ola Patricia ; bem vinda ao Blog ... Pediria a voce que nos enviasse também o nome de seu marido, para que possamos orar por voces como um casal ... Estarei aguardando seu contato

      Fique na Paz

      Excluir
  6. Irma orem pelo meu casamento estamos separados a um mes.meu nome e almi e do meu esposo e ailton. Ele esta com o.m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida

      Seja bem vinda ao nosso blog .. Ja estamos orando por voces ...

      Fique na Paz

      Excluir
  7. MEU CASAMENTO ACABOU HÁ SEIS MESES E MINHA ESPOSA JÁ ESTÁ NO SEXTO NAMORADO E NÃO SE CONTENTA E QUER CADA VEZ MAIS OUTROS. SERÁ QUE AINDA DEVO ESPERAR UMA RESTAURAÇÃO COM UMA MULHER TÃO SEDENTA DE SEXO COMO ELA ESTÁ AGORA ? E OLHE QUE TEM 43 ANOS, IMAGINE SE FOSSE MAIS NOVA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo , seja bem vindo ao Blog ...
      Lutar por seu casamento é uma decisao sua , ninguém pode decidir em seu lugar , mas a Palavra nos diz que o Senhor nao se agrada de nenhum casamento destruido , mas Ele é misericordioso para perdoar os que nao aguentam carregar esse fardo , por isso ore ao Senhor antes de tomar uma decisao , se quiser lutar por seu casamento terà todo nosso apoio e oraçoes ...

      Se preferir nos envie seus nomes por e-mail para blogvidanova@outlook.fr e iremos orar por voces ...

      Fique na Paz

      Excluir
  8. Paz e graça, meu nome é Daiane Santos, faz 4 meses que eu estou passando por um deserto.Meu esposo nos abandonou (eu e o nosso filho) tenho descansado no Senhor confiando que tudo é possível. Pesso que orem em favor da restauração do meu casamento. O nome do marido é: Willian Vasco que hoje vive em outro relacionamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Daiane
      Seja bem vinda ao Blog , jà estamos orando por voces ...

      Fique na Paz

      Excluir
  9. Peço oração pelo meu casamento nossos nomes CMSA E JGAF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola , seja bem vindo(a) ao Blog ...
      Para que possamos orar por voces é preciso deixar seus nomes e nao apenas abreviações ...

      Ficaremos aguardando seu retorno ...

      Fique na Paz

      Excluir
  10. Olá, meu nome é Taís. Só estou deixando meu comentário para falar que Deus é tremendo e poderoso. Quem está lutando pela restauraçao do namoro ou casamento, não desista, entrega na mão de Deus porque ele muda historias, faz do impossivel ser possivel. Eu sou exemplo disso. Depois de 1 anos e 3 meses meu Deus todo poderoso me tirou do deserto e restaurou meu namoro de 5 anos. Meninas o meu namorado não podia nem ouvir meu nome, pra mim parecia impossivel a restauraçao, mas Deus gosta de agir no impossivel. É preciso se entregar a Deus, orar bastante, jejuar, fazer açoes boas ao proximo. Eu sempre lia testemunhos em varios blogs e sabia que minha hora de testemunhar ia chegar um dia. Graças eu dou a ti Jesus. Ele vai honrar sua fé, continuem firme.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite amados!estou tbm passando pelo processo de restauraçao,ja faz uns cinco anos,mas somente agora a tres meses que tomei ciencia da situaçao,que somente o Senhor nosso Deus,poderia me ajuda,dentro da vontade Dele,eu sozinha ja mais conseguiria,por que o Senhor tem um proposito em nossas vidas,toda vez que eu queria resolver por minhas maos ,dava tudo errado,so piorava,foi ai que o Senhor endureceu o coração do meu marido,e se afastou de mim de uma vez,entrei em desespero quase enloqueci,ai la fui pro deserto,e estou ainda acredito que eu ja esteja no terceiro estagio! Mas e necessario ser totalmente dependente do Senhor!meu coração agora esta em paz! Aguardando o que aquilo que eu achava impossivel! Me ajudem em oração! Meu nome e Marcia e ele Lauzino! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcia , seja bem vinda ao Blog ...

      Minha querida se vc jà se entregou totalmente ao Senhor e tem andado nesse deserto sob a direçao Dele , entao vc esta no caminho certo , nao tem como nao encontrar a saida , é questao apenas de tempo e vc vencerà !!!

      Mantenha sua fé no Senhor independente das circunstancias ..

      Nos estaremos juntas em oraçãos

      Fique na Paz

      Excluir
  12. A paz do nosso Senhor Jesus esteja sempre conosco.irmas peço que se puderem me ajudar com orações para restauração do meu relacionamento.nomes Eliene e Vagner. Obrigado a todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eliene , seja bem vinda ao Blog , jà estamos orando por voces...

      Fique na Paz

      Excluir
  13. Só por Deus estou no terceiro estágio,para honra e glória do Senhor Jesus.minha vitória está chegando.Amem

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Caroline , somente agora pude apagar seu comentario , pois nao estou mais atualizando esse Blog (pausa de 1 ano) , vc mesma poderia excluir seu comentario , pena que voce nao viu antes , mas seja como for agora jà esta apagado ...

      Fique na Paz

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá, estou passando por um momento difícil . Separei á 5 anos e até hoje busco a reconciliação com meu ex. Estar difícil, mas Deus é o Deus do impossível e creio Nele. Gostaria q orassem pela restauração do meu casamento; tanto ele como eu não estamos nos relacionando c ninguém. Meu nome é icileia e o dele Hélio Murilo. Que Deus abençoe a todos. Um boa noite. Estagio 3 para a honra e glória do nosso Senhor e Salvador. Amém!

    ResponderExcluir
  18. Olá, meu nome é SUELLEN CRISTINA SOUZA COSTA estou no estages 1, muito sofrimento e muita dor ainda, estou buscando no senhor, há horas boas e horas péssimas, principalmente a noite e em datas comemorativas. Peço de todo coração que orem por mim e pelo meu companheiro, JOÃO PAULO DO ESPÍRITO SANTO MESQUITA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas