Misericordia para os dias de Vergonha



O ladrão vê. Paredes sujas e um chão encardido. A LUZ do Sol racionada se comprimindo por entre rachaduras. A cela na prisão é escura . Os dias dele , mais ainda . Ratos se escondem apressada mente em buracos nos cantos. Se pudesse , ele faria o mesmo.
O ladrão ouve . Pés de soldados se arrastando. A porta da pri­são se abrindo com um estrondo. Um guarda com a compaixão de uma viúva negra.
— Levante-se! Sua hora chegou!
O ladrão vê . Rostos desafiadores , lado a lado , ao longo de um caminho de pedras . Homens cuspindo, revoltados , mulheres virando a cara . Enquanto o ladrão sobe ao cimo da montanha , um soldado o puxa para baixo . Outro pressiona seu antebraço contra uma tora e o segura com um joelho . Ele vê o soldado pegar a marreta e um prego grande .
O ladrão ouve . Batidas . Batidas do martelo que ressoam na cabeça . Batidas do coração . Os soldados bulam enquanto levan­tam a cruz . A base faz um estampido ao ser encaixada no buraco.
O ladrão sente . Dor . De tirar o fôlego, de parar o coração. Todas as suas fibras pegando fogo.
O ladrão ouv e. Grunhidos . Gemidos guturais . Morte. Nada mais. A morte dele mesmo. Gólgota — que quer dizer lugar da Caveira, o monte onde Jesus foi crucificado — toca essa morte como um acorde menor. Nada de canções de esperança. Nada de sonetos de vida. Apenas os acordes dissonantes da morte.
Dor . Morte . Ele as vê ; ele as ouve . Mas, a seguir , o ladrão vê e ouve outra coisa :
        —Pai , perdoa-lhes , pois não sabem o que estão fazendo (Lucas 23:34) .
Uma flauta soa alegremente no campo de batalha . Uma nu­vem de chuva encobre o sol do deserto . Uma rosa desabrocha no monte da morte .

Jesus ora em uma cruz romana .

Eis como o ladrão reage . Zombaria . "Igualmente o insultavam os ladrões que haviam sido crucificados com ele" (Mateus 27:44).
Tendo sido ferido , o ladrão fere . Tendo sido machucado , o ladrão machuca . Até no Gólgota há alguma hierarquia , e esse la­drão se recusa a ficar no degrau de baixo . Ele se une aos zomba-dores, que dizem :
— Salvou os outros , mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz , e creremos nele . Ele confiou em Deus . Que Deus o salve agora , se dele tem compaixão , pois disse : "Sou o Filho de Deus!" (Mateus 27:42,43).

Mas Jesus se recusa a retaliar . O ladrão , pela primeira vez naque­le dia (pela primeira vez em quantos dias?) , vê bondade . Não olhares arremetedores nem palavras amaldiçoadoras , mas paciência .
O ladrão se comove . Ele pára de zombar do Cristo e tenta fazer os outros pararem também :
— Nós estamos sendo punidos com justiça , porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. — Ele confessa ao cri­minoso na outra cruz. — Mas este homem não cometeu nenhum mal (Lucas 23:41) .

O ladrão sente que está ao lado de um homem enviado pelos céus e faz um pedido :
— Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino (Lucas 23:42) .
E Jesus , cujo trabalho envolve aceitar imigrantes ilegais e levá-los para seu Salão Oval , responde :
— Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso (Lucas 23:43).

E o mau dia do ladrão encontra a dádiva graciosa de um Deus misericordioso .
O que o ladrão vê agora? Ele vê um filho confiar sua mãe a um amigo e honrar seu amigo com sua mãe (João 19:26, 27) . Ele­ve o Deus que escreveu um livro sobre graça.  Deus que convenceu Adão e Eva a sair detrás dos arbustos e um sanguinário Moisés a sair do deserto . O Deus que reservou um lugar para Davi , em­bora Davi tenha cometido adultério com Bate-Seba. O Deus que não desistiu de Elias , embora Elias tivesse desistido de Deus . Isso é o que o ladrão vê .
O que ele ouve? Ele ouve o que Moisés ouviu quando era um fugitivo no deserto , o que Elias ouviu quando estava depri­mido no deserto , o que o Davi ouviu depois de seu adultério com Bate-Seba . Ele ouve o que...
um Pedro inconstante ouviu após o galo cantar ,
os discípulos atirados pela tempestade ouviram após
o vento parar ,
a mulher que traía o marido ouviu depois que os homens
foram embora ,
a samaritana que se casou várias vezes ouviu antes de os
discípulos chegarem ,
o endurecido Saul ouviu depois que a luz brilhou ,
o paraplégico ouviu quando seus amigos o passaram
pela abertura no telhado ,
o cego ouviu quando Jesus o encontrou na rua ,
os discípulos logo ouviriam de Jesus na praia um dia
de manhã cedo .

Ele ouve a língua oficial de Cristo : Graça . Imerecida . Ines­perada . Graça . Jesus lhe respondeu : '"Eu lhe garanto : Hoje você estará comigo no paraíso'" (Lucas 23:43).

Paraíso . O céu intermediário . A casa dos justos até o retorno de Cristo . A árvore da vida está lá . Os santos estão lá . Deus está lá . E agora o ladrão , que começou o dia em uma prisão romana , estará lá .
Com Jesus . Não há entrada pelos fundos . Não há chega­das tarde da noite . No paraíso não existe noite nem cidadãos de segunda classe . O ladrão passa pelos portões pisando no tapete vermelho de Jesus .
Hoje . Imediatamente . Sem se purificar no Purgatório . Sem reabilitação no Hades . A graça vem como a luz do sol e ilumina o dia sombrio do ladrão . O monte da execução vira o monte da transfiguração .
Talvez você precise do mesmo . Os erros de ontem fazem o papel do esquadrão da morte romano : eles o acompanham ao cal­vário da vergonha . Os rostos do passado estão no caminho . Vozes berram seus crimes enquanto você passa :

Você negligenciou seu pai e eu !
Você deixou o vício roubar sua juventude !
Você prometeu que voltaria !

Logo você é crucificado na cruz de seus erros . Erros idiotas . O que você vê ? Morte . O que você sente? Vergonha . O que você ouve?
Ah , essa é a pergunta . O que você ouve? Você consegue es­cutar Jesus no meio de seus acusadores? Ele garante : " Hoje você estará comigo no paraíso ."

Hoje . Este é o dia . No meio desse dia angustiante , Jesus faz um milagre . Enquanto outros crucificam seu passado , ele abre as portas para seu futuro . Paraíso . Jesus trata com misericórdia seus dias de vergonha .
Ele levará sua culpa , se você lhe pedir isso . Tudo que ele espera é que você peça . As palavras do ladrão bastam . "Nós es­tamos sendo punidos com justiça , porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem . Mas este homem não cometeu nenhum mal..."

Nós estamos errados . Ele está certo .
Nós pecamos . Ele é o Salvador .
Nós precisamos de graça . Jesus pode nos dar .
Então peça ao Senhor : "Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino ."
E quando você pedir , aquele que falou novamente proferirá estas palavras : "Hoje você estará comigo no paraíso ."

Da próxima vez que seu dia tomar a direção errada , aqui está o que você deve fazer . Mergulhe na graça de Deus . Preencha seu dia com o amor Dele . Tempere sua mente na misericórdia do Senhor . Ele pagou suas dívi­das . "Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro" (1 Pedro 2:24).

Quando você perder a paciência com seu filho , Cristo intervém : " Eu paguei por isso ." Quando você conta uma mentira , e todo o céu treme , seu Salvador levanta a voz : " Minha morte cobriu esse pecado ." Quando você prati­ca a luxúria , cobiça , inveja ou julga , Jesus se posiciona diante do tribunal e aponta para a cruz ensangüentada . " Eu já provi. Já tirei os pecados do mundo ."

Que dádiva ele lhe deu ! Você ganhou a melhor lote­ria da história da humanidade , sem ter de pagar pelo bilhete! Sua alma está protegida , sua salvação é garanti­da . Seu nome está escrito no único livro que interessa . Você está apenas a alguns grãos da ampulheta de ter uma existência sem lágrimas , sem escuridão , sem dor . Do que mais você precisa?

Quaridas irmãs , espero  que  este texto queime em seus corações ...
Este maravilhoso texto é extraido do livro : Todo Dia é um Dia Especial , de Max Lucado !!!

Comentários

Postagens mais visitadas