Resolvendo Conflito Matrimonial Parte 1



IntroduçãoToda família tem desacordos . O casal que nunca tem conflitos não existe . Infelizmente , conflitos podem levar a brigas sérias . Uma briga séria é aquela que desune esposo e esposa , mas nunca resolve a causa do problema . Como resultado , casais acumulam amargura , rixas , raiva descontrolada , ódio e freqüentemente , divórcio.

O que falta a muitos casais é habilidade para discutir os desacordos e resolvê-los . Na verdade , falta-lhes a capacidade para discutir problemas sérios , chegar a um plano para resolvê-los e , então , pôr em ação esse plano . Eu ressalto que esta é uma habilidade que muitas pessoas simplesmente nunca aprenderam , mas que pode ser aprendida .

O propósito deste estudo é aprender o que a Bíblia diz sobre como resolver conflito no casamento . Estamos preocupados com conflitos em geral , mas especialmente com conflitos sérios , que destroem a relação entre esposo e esposa , e que podem levar ao divórcio.

Considere os passos seguintes , que podem ajudar casais a evitar ou a resolver tais problemas sérios .

1 - Tenha fé










Fonte : David Pratte
Efésios 5:25,28 — O amor pode ser governado , porque é matéria de vontade . Podemos decidir amar ou não , assim como podemos decidir obedecer ou não a qualquer outro mandamento .
Alguns pensam que o amor apenas acontece , e não pode ser dominado : você "se apaixona" ou deixa de amar . Assim , se um casal "simplesmente não ama mais um ao outro ," nada pode ser feito exceto obter um divórcio .

Mas quando percebemos que podemos decidir amar , percebemos também que podemos pôr amor num casamento . E se fracassamos em pô-lo , pecamos .
Ainda mais , assim como Cristo iniciou o amor pela igreja quando éramos pecadores que não agiam amorosamente para com ele , assim é a responsabilidade primeira do esposo iniciar o amor .

O mandamento é ressaltado para o homem . Ele tem que amar a esposa primeiro e pôr amor na relação , como Cristo primeiro amou a igreja .

Romanos 5:6-8 — Cristo amou-nos enquanto ainda éramos pecadores , não porque éramos tão amáveis que ele não pôde se conte r. Ele decidiu fazer o que precisávamos que fosse feito .

Lucas 6:27-28 — Somos mandados amar nossos inimigos . Amar ao próprio inimigo é mais ou menos o que custaria pôr amor em alguns casamentos ! Mas amamos inimigos , não porque incontrolavelmente "nos apaixonamos" , mas porque decidimos fazer o que é melhor para eles .

A declaração "Eu simplesmente não o/a amo mais" é uma confissão de pecado ! É preciso arrepender-se dela e corrigi-la como um ato da vontade !

Quando discordâncias sérias se acumulam no casamento e não são resolvidas , um ou ambos os cônjuges não está decidindo mostrar amor .

O amor precisa ser expressado em ação.
O amor deverá ser expressado pelo que dizemos.

Efésios 5:25 — Os esposos deverão amar como Cristo amou a igreja . Mas Cristo afirma seu amor pela igreja (Efésios 5:2; João 3:16) . Assim , os esposos deverão expressar amor um pelo outro em palavras .
Isto não exige um "sentimento" avassaladoramente romântico , que jorra e não pode deixar de ser expressado . Estamos discutindo o amor por decisão da vontade .

Podemos e devemos afirmar , pela decisão da nossa vontade : "Quero que você saiba que ainda a amo , estou empenhado neste casamento e em seu bem-estar ."
O amor deverá ser expressado pelo que fazemos .

1 João 5:2,3 — O amor a outros exige que amemos a Deus e guardemos seus mandamentos . Guardar os mandamentos de Deus é amar a Deus .

1 João 3:18 — Não devemos amar só por palavras , mas por atos e em verdade . Isto é um princípio vital em cada lar . Devemos dizer coisas amáveis , mas só isso não é o bastante . Temos que agir em amor . (Lucas 10:25-37; 6:27, 28).

O amor exige dar e dedicação.
Dar a si mesmo é a essência do amor .
João 3:16 — Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito .

Efésios 5:25 — Jesus amou a igreja e deu-se por ela .

1 João 3:14-18 — Se vemos nosso irmão em necessidade e não lhe damos o que é necessário , não temos amor.

Romanos 12:20 — Amar o inimigo exige dar de comer e de beber quando necessário .
Uma exigência básica para resolver desacordos familiares é vontade de darmos a nós mesmos pelo bem de outros .

É típico . O cônjuge se recusa a mudar porque está contrariado por alguma coisa que o outro fez . Se fôssemos ver a situação honesta e objetivamente (como se fosse problema de outra pessoa) , admitiríamos que faríamos de modo diferente . Mas recusamo-nos a mudar por causa de algum hábito ou característica que não gostamos em nosso cônjuge .

A lição fundamental do amor de Cristo é que devemos desistir de nossos próprios desejos pelo bem de outros , mesmo quando eles não estão agindo da maneira que pensamos que eles deveriam . Não diga , "Eu mudarei se ele ou ela também mudar ." Se uma ação é boa para outros , faça-a , não importa o que eles estão fazendo . Se temos estado errados , admitamo-lo , não importa se eles admitiram seus erros .

Mesmo se estivermos convencidos de que não somos a raiz de um problema , devemos perguntar-nos honestamente o que podemos fazer para melhorá-lo . Isto não significa ignorar o pecado . Jesus não causou nosso problema de pecado e não transigiu com o pecado , mas ele sacrificou-se para prover uma solução para o problema do pecado . Ele não foi enviado apenas para criticar-nos pelo nosso pecado , mas tornou-se envolvido para prover uma solução . Ele não fez tudo por nós , mas certificou-se de que tínhamos um modo pelo qual podemos superar nosso problema .

Um cônjuge freqüentemente criticará : "É culpa dele (ou dela), então que ele (ou ela) resolva". Mesmo se isso for verdade , ajuda? Em vez disso , pense , "O que posso oferecer para fazer — como posso envolver-me — para ajudar a resolver este problema ?" Em vez de dizer , "Por que você não faz isto ?" diga "Por que nós não trabalhamos juntos nisto ?"

Enquanto nenhum esposo der o primeiro passo para desistir do que quer , a desavença continuará . Quando alguém quer consentir pelo bem do grupo , uma partida foi dada para a resolução do problema . Quando ambos querem consentir pelo bem do grupo , uma solução será definitivamente encontrada .

O esposo tem a palavra final, mas não poderá fazer só o que ele quer . Ele tem que pôr de lado seus próprios desejos e fazer o que é melhor para o grupo . A esposa não poderá insistir no que ela quer , mas tem que consentir e submeter-se às decisões do esposo.  (1 João 4:9, 19; Atos 20:35; Lucas 10:25-37)
Efésios 5:25,28,29 — O amor de Jesus pela igreja ilustra o amor que os esposos deverão ter por suas esposas . Ele nos amou tanto que deu sua vida para que pudéssemos ser salvos . Assim o esposo deverá preocupar-se com o bem estar da esposa . Ele deverá alimentá-la e tratá-la com carinho . Ele não deverá usar sua autoridade só para agradar a si mesmo , mas para fazer o que é melhor para ela e a família.

1 Coríntios 13:5 — O amor não é egoísta.

Romanos 13:10 — O amor não obra nenhum dano para o seu próximo.

Enquanto um ou ambos os cônjuges insistirem egoistamente no seu próprio caminho , diferenças não serão resolvidas . Problemas sérios podem ser resolvidos somente quando queremos buscar o bem estar de outros , além do nosso próprio .

O amor é uma decisão da vontade.
Os maridos deverão amar suas esposas como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25,28,29).  As esposas deverão amar seus maridos (Tito 2:4).

O amor é a preocupação com o bem estar de outros.
Efésios 5:22-24 — A esposa precisa submeter-se ao seu esposo , assim como ao Senhor.
1 Pedro 3:1 — Ela precisa obedecer ao seu esposo mesmo que ele não esteja servindo a Deus . Uma esposa pode pensar que ela pode desobedecer ao seu esposo se ele cometer pecado , mas Deus diz que ela ainda precisa obedecer . Ela pode desobedecer somente se seu esposo pedir que ela cometa pecado (Atos 5:29).

Veremos que o esposo também tem indicações dadas por Deus para seguir quando ele toma decisões . Freqüentemente o conflito começa ou continua sem solução porque o esposo desobedece aos ensinamentos da Bíblia sobre como tomar decisões ou porque a esposa desobedece aos ensinamentos da Bíblia sobre submissão .

Resolver conflitos requer que sejam tomadas decisões . Deus proveu um modo de tomar essas decisões . Esposos precisam de prudência para tomar decisões de acordo com as direções de Deus , e precisam de coragem para tomar até as decisões duras . Então precisam de força para ver que essas decisões sejam efetivadas . E as esposas precisam de força e de humildade para aceitar essas decisões. (Tito 2:5; Colossenses 3:18; etc.)

5 - Aja com amor
Salmo 1:2 — O homem justo se deleita com a lei de Deus e medita nela dia e noite . Se realmente acreditamos que a Bíblia tem as respostas , temos que estudar o que ela diz . Isto é o que faríamos sobre qualquer outro problema espiritual . Por que fazer de outro modo com respeito a problemas de família ?

Atos 17:11 — Os crentes de Beréia aprenderam a verdade examinando as Escrituras dia e noite . Precisamos fazer o mesmo quanto a nossos problemas familiares .
Esteja disposto a obedecer a Bíblia .

Mateus 7:24-27 — O homem prudente não somente ouve o que a palavra de Deus diz , mas também faz . O tolo ouve , mas não obedece .

Se crermos que a palavra de Deus contém as respostas para nossos problemas conjugais , precisamos estar determinados a fazer o que ela diz , e não apenas a aprender o que ela diz.

4 - Respeite o padrão da Bíblia como autoridade no lar
Siga a Bíblia, em vez de sentimentos , sabedoria humana , etc.
Provérbios 3:5-6 — Confie no Senhor e deixe que ele guie seus passos . Não se apóie em seu próprio conhecimento humano . Muito freqüentemente , casais preocupados buscam fontes de orientação fora da Bíblia.

Algumas pessoas seguem psicólogos , conselheiros matrimoniais , etc. Outros são guiados pelos sentimentos . Pessoas se divorciam dizendo , "Não sinto mais nada por ela (ou ele)."  Mas nenhuma quantidade de sentimentos pode mudar o que a palavra de Deus diz.

2 Timóteo 3:16-17 — As Escrituras provêm para todas as boas obras . Se resolver um conflito matrimonial é uma boa obra , então a Bíblia nos dirá como fazer isso . Outras pessoas podem ajudar , mas precisamos rejeitar quaisquer idéias que não concordem com a Bíblia .

A maioria de nós aceita este ponto de vista da autoridade no que diz respeito à salvação , adoração , organização da igreja , etc. Por que seria diferente a respeito de nossos lares?
(2 Pedro 1:3; Jeremias 10:23; Provérbios 14:12; etc.)

Estude o que a Bíblia diz sobre seu problema.
Filipenses 4:6-7 —  Não fique ansioso , mas por oração e súplica leve seus pedidos a Deus . Os cristãos deverão fazer isto para todos os seus problemas , mas especialmente para seus problemas matrimoniais . Se tivermos fé adequada no poder de Deus , oremos diligentemente pelos nossos problemas matrimoniais .

1 João 5:14 —  Confie em que , se pedirmos de acordo com sua vontade , ele nos ouvirá (Mateus 6:13; 1 Pedro 5:7).
Quando temos problemas matrimoniais , especialmente os que são sérios , precisamos crer que Deus corresponderá à oração . Se tanto esposo como esposa são cristãos fiéis , então eles deverão passar mais tempo juntos e individualmente , orando pela ajuda de Deus nos seus problemas .

Lembre-se , contudo , que Deus responde de acordo com sua vontade . Se o cônjuge não é cristão ou não é fiel , então Deus não o forçará a proceder corretamente . Ele pode , contudo , dar-lhe oportunidade de aprender sua vontade para sua vida .
Quando sua família enfrenta problemas sérios , quanto vocês oram a Deus juntos e confiam no seu poder para responder a seus pedidos?

3 - Respeite a autoridade da Bíblia
Muitos casais têm brigado e altercado tanto tempo que perderam a esperança de que as coisas jamais melhorem . Eles se resignam a continuar altercando e se odiando o resto de suas vidas , ou terminam o casamento pelo divórcio .

Os casais precisam crer que , pelo poder de Deus , eles PODEM resolver seus problemas de casamento se ambas as partes quiserem realmente trabalhar nisso .

Filipenses 4:13 — " Tudo posso naquele que me fortalece ". Se confiarmos em nós mesmos , podemos falhar . Mas precisamos acreditar que Jesus nos proverá a força de que precisamos para agradar a Deus.

Pensamento cuidadoso nos convencerá que conflito sério no casamento não é vontade de Deus para nós . Deus criou o casamento para o bem do homem e da mulher. Ele nunca pretendeu que o casamento fosse uma fonte de ódio e de amargos ressentimentos.
Ódio , altercações amargas e desunião em nossos lares significam que alguém está desobedecendo a Deus.

O problema começou porque alguém desobedeceu a Deus ou o problema original levou alguém a cometer outros atos pecaminosos . Em ambos os casos , problemas matrimoniais sérios quase sempre envolvem pecado .

Se é assim , então podemos superar os problemas pelos mesmos métodos que a Bíblia descreve para superar outros pecados! Reconhecer que o pecado é a raiz do problema dá esperança , porque o cristão sabe que Deus tem a solução para o pecado .

Contudo , o casamento envolve duas pessoas . O problema entre duas pessoas pode ser completamente removido somente se ambas as partes estiverem querendo trabalhar nele . Se somente uma das pessoas obedece a Deus , a outra pessoa pode manter o problema vivo .

Porém , se seu cônjuge não trabalhar para melhorar o casamento , isto não remove sua responsabilidade por fazer o que você puder.Ore para que Deus mude seus pensamentos .

Para agradar a Deus , você tem que seguir sua vontade , não importa o que seu cônjuge faça . Você tem que acreditar que você pode agradar a Deus , não importa como os outros ajam .
1 João 5:4 — Se somos nascidos de Deus , nós superamos o mundo por meio da fé . Isto inclui superar relações familiares inadequadas , mas temos que crer que isso pode ser feito pelo poder de Deus .
Se ambas as partes se incumbem de praticar o plano de Deus , qualquer casal pode eliminar o pecado de seu casamento . E não importa se seu cônjuge obedece a Deus ou não , você ainda pode agradar a Deus se você seguir os passos que já vamos descrever. (1 Coríntios 10:13; 2 Coríntios 9:8; Josué 1:5-9; Efésios 3:20, 21).

2 - Ore pela força que Deus dá

Comentários

Postagens mais visitadas