Alegria Fora De Hora ...



“Meus irmãos , considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações , pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança . E a perseverança deve ter ação completa , a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma .”  (Tiago 1.2-4)
Tiago , irmão de Jesus , escreveu uma carta aos cristãos que estavam sofrendo perseguição . 
Eles haviam sido expulsos de Jerusalém e deixado para trás seus bens , familiares e amigos . 
Estavam começando vida nova em outro lugar , e precisavam construir novos relacionamentos , redefinir sua carreira profissional e ainda por cima se defender dos ataques daqueles que se opunham à sua fé em Jesus Cristo .
Um dos conselhos de Tiago para aqueles cristãos em situação tão adversa foi que deveriam receber com alegria as tribulações e provações que a vida colocava diante deles . Tiago justificou seu conselho apresentando três consequências das tribulações .
As tribulações provam a nossa fé , isto é , revelam a qualidade dos alicerces onde construímos nossas vidas . 
Outra maneira de dizer isso é que as tribulações nos mostram quem de fato somos . 
Muitas pessoas vivem iludidas em relação a si mesmas , e por esta razão constroem suas vidas em alicerces falsos – e vice-versa . 
Cedo ou tarde estes alicerces são desmascarados e tudo o que está sobre eles pode ruir , como por exemplo : auto-estima , esperança , prazer de viver,  relacionamentos , sonhos de futuro , carreira profissional . 
As situações da vida que confrontam nossos alicerces existenciais são de fato oportunidades extraordinárias para nos reinventarmos , tanto substituindo o que identificamos como inadequado , quanto no desenvolvimento do que identificamos frágil .
As tribulações produzem perseverança , isto é , nos fortalecem para enfrentar a vida . 
O ditado popular diz que “Deus dá o frio conforme o cobertor”. Acredito nisso
Acredito que o exercício de viver nos coloca diante de desafios proporcionais à maturidade . 
Uma é a dificuldade da criança , outra , do adolescente , e outra , dos adultos que já não acreditam em Papai Noel e já deixaram a prepotência juvenil de lado . 
As dificuldades que enfrentamos no caminho nos ajudam a encarar a vida e continuar andando rumo ao futuro desejado . 
À medida que vamos encarando e superando as tribulações , vamos perdendo o medo de cara feia , até que a vida mostra sua face mais terrível e se surpreende com nossa capacidade de superá-la .
Finalmente , as tribulações nos fazem pessoas maduras e íntegras , sem falta de nada . 
Atravessar tempos difíceis exige de nós a descoberta e o desenvolvimento de recursos interiores. 
As tribulações nos tiram todos os pontos externos de apoio : nos sentimos solitários , incompreendidos e injustiçados ; perdemos posição , status e privilégios , além de dinheiro e conforto ; e descobrimos que as bases onde escorávamos nossa identidade e as fontes de onde tirávamos forças para viver eram falsas ou insuficientes . Nesse momento , olhamos para dentro e para o alto . E descobrimos uma fé mais amadurecida , que nos aproxima mais de Deus , e recebemos a coragem de continuar vivendo .
Estranhamente , vamos percebendo que precisávamos de bem menos do que imaginávamos para a nossa felicidade , até que surpresos , nos deparamos com a sensação de que muito embora o mundo lá fora esteja em convulsão , o mundo de dentro do coração , está em paz e serenidade . 
Quando chegamos nesse ponto de integridade (integralidade) é que passamos a desfrutar dos poucos recursos , dos amigos raros e das pequenas alegrias do dia-a-dia como suficientes para a felicidade . 
Aí sim, somos homens e mulheres de verdade . Construídos na forja das tribulações . Livres das ilusões . Prontos para viver , dar e construir .

Essa mensagem verdadeira e edificante foi enviada por minha querida amiga Rose , sem identificar seu autor , por isso se alguém souber pode nos informar que daremos à ele todo o crédito merecido ...
" Ser feliz na bonança é pra todos , ser feliz nas tribulações é somente para quem esta em Cristo !!! "

Fiquem na Paz 

Comentários

  1. Faço as suas, as minhas palavras. Texto muito verdadeiro e que nos fortalece em esperança e renovação.

    ResponderExcluir
  2. Vivi um relacionamento de 5 anos maravilhoso. Desses 5 anos, 3 foram namoro, 1 noivado e 1 casamento. Bom, nos últimos 6 meses vivemos uma fase de tribulação, o inimigo entrou na nossa casa e destruiu tudo que construímos através de brigas que incluíram novas amizades, bebidas e baixa auto-estima da minha parte, com todos os filhos. Tudo isso o levou a uma possível traição e eu me vi fraca pra lutar pelo meu casamento. No começo do relacionamento íamos sempre na igreja mas nos últimos anos nos desviamos totalmente. Não fui uma esposa sábia. Precisei perder pra dar valor. Eu precisei mesmo disso, as vezes penso que poderia ter lutado mas no momento eu não conseguiria, não tinha a presença de Deus na minha vida. Foi em meio ao choro, desespero e ansiedade que Deus se fez presente, foi ali que eu o senti. Ele fala comigo sempre que a vontade de chorar vem, ele me levou a uma igreja, ele me apresentou duas campanhas seguidas (uma de milagre, outra de clamor), ele me conforta e ele me trás a sites como este! Deus vem falando muito comigo e hoje eu me sinto tão renovada que creio na restauração do meu casamento e pra isso não pressiono ou cobro o mesmo do meu ex-marido. Já fiz 1 jejum, encerro outro daqui 8 dias, pretendo iniciar mais 1 e venho reestruturando meus pensamentos para essa restauração. Hoje faz 2 meses que estamos separados, vejo meu ex-marido curtindo e conhecendo novas mulheres e meu Deus só me conforta mais e mais. Ontem achei e comecei a ler o livro como Deus pode e vai restaurar o meu casamento, hoje conheci vocês e todos os testemunhos me alegram! Eu clamo meu Deus, eu quero reconquistar meu ex-marido e ser a mulher sábia a qual venho me tornando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas