A Dificuldade De Ser E Permanecer Por Inteiro ...



Entregar nossa vida ao Senhor significa morrer para si mesmo , se doar por completo e viver em obediencia à Sua Palavra , matar nossa carne , não seguir nossa vontade mas a vontade do Pai ... 
Esse é o unico caminho que nos conduzirà à vida abundante , prometida na Palavra de Deus  ... 

Mas infelizmente nem todos conseguem se entregar por completo  , falta disciplina , vontade , determinação e empenho , pois A decisão de como vamos viver nossas vidas é somente nossa ...




Em algum momento existencial surge no coração uma motivação que acaba fazendo ninho dentro da gente , e nos leva à seguinte reflexão : A dificuldade de ser e permanecer inteiro .

A primeira coisa que me vem a mente quando penso sobre esta dificuldade de ser e permanecer inteiro durante o dia e durante a nossa jornada é para mim uma questão de disciplina da alma , pois dependerá também da disciplina do corpo , afinal , não temos como separar um do outro .

Parece hipocrisia a gente tentar viver uma experiência da alma sem que essa tenha repercussão em nosso corpo ; sei , parece mas não é e nem se trata de nada místico ou esotérico , mas tão somente de disciplina que aliás , você já notou o quanto estamos cada vez mais mergulhados nas correrias e no contexto que parece nos desobrigar de termos disciplina ? realmente isso é muito triste !.

Triste quando identificamos que a gente , apesar de dedicados , nos tornamos estranhos à qualquer tipo de sacrifício . E nessas horas a gente irrefletidamente culpa as circunstâncias , as facilidades da vida -  se bem que tais facilidades de hoje são muito boas e não podemos negar isso - mas elas não podem retirar de nós a oportunidade de vivermos e levarmos à sério uma vida de disciplina . Isto faz com que todo homem e toda mulher encontre equilíbrio e amadurecimento em sua caminhada .

Com isso a gente consegue atingir um avanço nas percepções , sejam emocionais ou realistas , nos livrando das visões infantis a respeito da vida e dos relacionamentos , ou da maneira infantil de ver a realidade , e , perceber que a ausência desta é tão nociva que nos priva de viver a vida como ela merece ser vivida em Cristo .

O contraponto da percepção de se permanecer inteiro é que essa atitude madura e saudável faz remover de nossas mentes a idéia de que nós iremos viver aqui uma vida feliz apenas porque optamos por ser bons , que aliás , BOM existe apenas um que é Deus (Mateus 19:17) , ou então a idéia de que teremos uma vida harmoniosa porque a gente tem feito o bem . Quando na realidade e no dia a dia não é nada disso , nem nos disciplinamos nisso,  e a vida não é assim . Afinal , coisas ruins acontecem com pessoas boas , coisas boas acontecem com pessoas ruins . E na hora que acontece , os que se acham bons precisam recrutar todos os elementos que os tornam bons , para que então tenham condição de supostamente compreender a vida .

Entendo isto , então está na hora da gente parar de chorar pelo leite derramado , e olhar a vida com um pouco mais de coragem e disciplina , com um pouco mais de disposição , com um pouco mais de maturidade . Deus não nos prometeu que seria fácil ; ou que tudo aconteceria do jeito que a gente quer (João 16:33) ; Deus não prometeu que nossos amores e relacionamentos seriam perfeitos ou com pessoas perfeitas , nem que as pessoas não nos trairiam , nos machucariam , nos decepcionariam (Salmos 55:12-13) ; Deus não prometeu que não perderíamos as pessoas a quem amamos ; Deus não prometeu que não teríamos que lutar com estas coisas contrárias ao nosso coração , mas sim , viver dói !.

Viver é doloroso sempre , mas é possível extrair uma satisfação inexplicável em todas estas circunstâncias e em tudo isto que visita nosso coração e se apresenta em nosso dia como realidade-realidade.

Não tem mágica ! não tem receita ! mas a disciplina da alma que refletirá no corpo e do lado de fora , se inicia através do processo de orar , ler a Bíblia , se derramar , clamar , buscar , confiar , e por fim descansar em Deus , note que todos são verbos que indicam e esperam ação , afinal , este é o processo que se torna vida para nos ajudar a entender a vida e o que podemos realizar nela . Tudo passa à ser tão libertador quando finalmente entendemos que a vida é sagrada mesmo quando acontecem coisas que parecem que não cooperar para isto , e mesmo que em meio à desgraças , desencontros , rupturas , separações , ainda assim a gente consiga dar um sentido à tudo isto , que a gente compreendeu que tudo é um processo humano , porém permitido , como um dom a ser administrado de maneira coerente e sensata .

Assim , podemos finalmente dizer " eu hoje quero receber a vida , quero lidar com maturidade , porque eu compreendo e enxergo como um processo que vai santificar o meu viver , pois viver é uma dádiva , e , isto não me dá o direito de neglicenciar a vida com as minhas infantilidades (Hebreus 2:3) , e sim jogar fora todo o arsenal de tais infantilidades que a gente muitas vezes está levando". Permitir que Deus retire de nossos olhos esses óculos fantasiosos que nos fazem muitas vezes ver a vida cheia de florzinhas , de brincadeiras , e que não corresponde com aquilo que é .

É olhar o outro com verdade , sem as nossas expectativas , pois muitas vezes os nossos encontros não são possíveis , os nossos amores não são possíveis , e não é porque a gente não ama o outro mas é porque a gente ama a expectativa que a gente tem do outro . Sem falar que isso é uma crueldade , quando a gente joga sobre o outro todas as responsabilidades que nascem da nossa maneira infantil e indisciplinada de ver a vida , de ver as pessoas , de ver o mundo , e , projeta sobre ele o nosso exagero .

Por fim , dizer , Deus nos amadurece pra que a gente tenha condições de compreender que a vida tem contrários e mesmo nestes contrários descobrir que a gente pode ser muito harmonioso ; e que a grandeza de uma pessoa depende justamente da sua capacidade de reconciliar estes contrários dentro de si .

Pense nisso , reflita , mas não deixe de orar , não deixe de agradecer por Deus permitir que a gente se enxergue , mesmo após ter perdido tudo , ou ter constatado que a gente não levou à sério a seriedade de estar e cuidar daquele que andou e chegou para somar em nossas vidas .

Essa maravilhosa reflexão é do meu querido amigo Luciano , que de forma simples e inteligente , nos mostra  as nossas mais intimas falhas e fraquezas ...

Que Deus tenha misericordia de nòs ...

Fiquem na Paz ...



Comentários

  1. Nossa que texto maravilhoso.
    Simplesmente falou tudo que estou passando. Esse processo de amadurecimento, que é doloroso mas que precisamos aprender com as dificuldades da vida. Nem tudo são flores.

    "Permitir que Deus retire de nossos olhos esses óculos fantasiosos que nos fazem muitas vezes ver a vida cheia de florzinhas , de brincadeiras , e que não corresponde com aquilo que é ."

    Parabéns pela reflexão. Gloria a Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas