A Sabedoria De Amar O Inimigo




Tem gente que pensa até hoje que as palavras de Jesus são mandamentos arbitrários e morais . Pensam que é assim apenas porque Deus quis que fossem assim ; por um capricho.

De fato, quando alguém , no entanto, se pergunta : qual é chamado do Evangelho?— logo ele terá que responder que é realizar a Vida em nós . 
E por Vida quero dizer tudo aquilo que é a plenitude de nós em Deus e de Deus em nós . “Até a estatura do varão perfeito”, diria Paulo .

Ora , se é assim , o mandamento único—essa uma só coisa que está em tudo o que Jesus disse , fez e ensinou—é a chave da própria Vida.

Amor é o mandamento . Deus é amor , e Seu mandamento é amor . A Vida nasce do Amor . Pois sem amor não há vida .

Assim , quando Jesus reduz tudo ao amor a Deus e ao próximo , e manda amar a todos , até ao inimigo , Ele está apenas dizendo que sem amor não há vida . E que o único poder que vence o mal é o poder do amor .

Portanto , quando Jesus manda amar , Ele ordena a Vida . Ele afirma a vida como essência de Deus , pois Deus é amor.  Ele capacita o ser para a experiência da vida,  posto que tal só se dá no amor . Ele fortalece a vida , visto que aquele que ama o inimigo é quem tem o controle . Esse não tem nenhum senhor entre os homens , pois, entre nós os escravos sempre o são do medo e (ou) do ódio .

Desse modo , amar o inimigo é também um ato de sabedoria . É o mais forte e insuportável ataque : aquele que enfrenta o ódio e o vence , pois não se deixou contagiar por ele . Esse segue livre em seu caminho de vida .

Quem odeia se casa com a morte . Pois assim como a vida procede do amor , a morte também procede do ódio .

Por isto quem odeia não conheceu ainda a Deus , pois Deus é amor !

Como pode um coração cheio de ódio , amargura, ressentimento e espírito de vingança , conhecer o Deus que é amor ?

Mas aquele que ama é de Deus , O conhece , Dele procede e Dele é nascido . Esse tem vida . Esse vence o mundo . Esse não tem ídolos , pois , somente aquele que também não se dobra ao ódio e ao medo é que não se curva ao ídolo .

Quem odeia vira diabo !

O grande engano maligno é que os cristãos ouviram Jesus com ouvidos morais , e imaginaram o mandamento como algo moral , e criaram uma forma moral de interpretar o mandamento , e desenvolveram um sentir moral para sentir o mandamento , e, por fim , concluíram que o mandamento era um peso, e , por isso , fizeram-no ser a “vereda do justo e santificado”, e que anda nesse caminho “vicariamente” por todos os que nele não caminham , e que em razão de tal sacrifício e gestos exemplares em altruísmo , será justamente galardoado .

Isto porque se pensa que a grande honra de um homem está em responder à altura , está em não levar desaforo para casa , está em mostrar espírito de combatividade , está em demonstrar que está do lado dos que sempre revidam , ou , ainda , dos que batem logo primeiro .

Há também daqueles que dizem que dão um boi pra não entrar , e uma boiada para não sair .

A via da total calma , do controle da ira , da raiva , do revide , da explosão do enfrentamento , é vista como a via do fraco , do otário , do incapaz , e do covarde .

Ah , sinceramente eu lhes digo : se o caminho da Vida fosse o do enfrentamento e da total falta de medo dele , então , saiba , eu já seria um glorificado , vivendo em estado de êxtase , posto que , de minha parte e conforme a minha natureza , nada há mais fácil do que não se controlar... e partir pra dentro .

Meu coração , todavia , tem sido vencido pelo mandamento , e sabe porque o mandamento é como é , posto que seu fim é gerar vida . 

No entanto , muito mais coragem se demanda para não resistir ao perverso , para não enfrentar com ódio , para andar milhas e milhas de compaixão , e para andar em silêncio sob a malícia e o juízo , e acerca de muitas outras coisas .

No curso da minha existência fui discernindo cada vez mais o mandamento como vida , e apenas como vida e libertação de toda escravidão . Isto porque tive que aprender que esse é o verdadeiro caminho da coragem , e que por ele anda-se livre .

Ninguém tem poder sobre aquele que a ninguém odeia !

Carregado de poder caminha aquele que anda em amor , e que contempla o inimigo com uma oração e uma benção em silêncio , e que vê nele não um combatente , mas sim uma vítima da fraqueza do poder dos bichos pueris .

Esse tem um só Senhor , e ninguém mais terá o poder de desviar o curso de seu caminhar . Esse , onde quer que morra , morrerá livre . Esse , sim , é filho da Vida .

“As minhas palavras são espírito e vida...”, disse Jesus.



 Esse lindo texto que li e tive que compartilhar com voces é de autoria do Pastor Caio Fabio , à quem tenho grande admiração e respeito ...

Fiquem na Paz 

Comentários

  1. Belo e abençoado texto para edificação da alma. O amor não é um sentimento é uma ordem do Senhor Jesus. Devemos AMAR independente de. Não podemos entender ele vem de Deus e é depositado em nós, só assim podemos fazer como essa mãe do video. clik nesse link abaixo.
    http://www.youtube.com/watch?v=Ms8M80zSgRw
    O amor deve ser assim incondicional. Parabéns pela postagem
    Te desejo um dia maravilhoso na presença do Senhor Jesus. bjsss

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Jesus. Nal Pontes, que exemplo essa mãe. Jesus brilha na vida dela concerteza. Precisava ver esse vídeo hoje, e o Senhor me presenteou nessa manhã. Estava magoada com alguns jovens por bem menos. Obrigada Senhor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas