A Sublimidade Do Natal ...




Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia , nos dias do rei Herodes , magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram : " Onde está o recém-nascido rei dos judeus ? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo ". (Mateus 2:1-2)

Quem são esses magos ? De onde vieram ? Ninguém sabe . O que sabemos é o que está registrado nesses versos acima . (A tradição cristã os transformou em reis , em número específico de 3 e lhes atribuiu nomes Baltazar , Melchior e Gaspar) . Mas porque esses personagens estão inseridos na história do Natal de Jesus? Creio que para nos ensinar , no mínimo 3 verdades preciosas :

1. A UNIVERSALIDADE DO NATAL

Mateus , iluminado pelo Espírito Santo , registra esse fato para anunciar que com o nascimento do Messias chegou a plenitude dos gentios (não judeus) , ou seja , que as Boas Novas do Evangelho não são apenas para os judeus , filhos de Abraão , mas para todos os povos , línguas e nações .
 Os magos vindos do Oriente estão começando a cumprir as profecias do Antigo Testamento que afirmavam que o Senhor Jesus seria conhecido e adorado por gente de todo o universo .

2. A SUBJETIVIDADE DO NATAL

Os magos vem de longe de Israel guiados por uma estrela e os sacerdotes e levitas de Jerusalém com as Escrituras na mão confirmam o nascimento em Belém , distante 3km , mas não se interessam em ir conhecer o menino .
Os pagãos sem o conhecimento teológico , apenas olhando a estrela foram , os religiosos com o conhecimento , ficaram .
 Acredito que os magos tinham o desejo sincero , dentro do coração , de conhecer a Cristo e que , por isso qualquer estrela os conduziria ao menino . É dentro do coração que acontece o verdadeiro Natal .
 Como diz a canção “ nas estrelas vejo a sua mão no vento ouço a sua voz , tudo Ele é prá mim ”.
Ou como afirma Max Lucado “ Se você estiver com o coração aberto , qualquer estrela o levará a adorar Jesus ”.

3. A SUPERIORIDADE DO NATAL

Alguns afirmam que os magos eram astrônomos e não astrólogos , mas essa diferença só aconteceu a partir do século XVII . Astronomia é a ciência que estuda os astros . Astrologia tem a ver com magia , encantamento e superstição .
 Eu creio que os magos eram magos mesmo e ao se prostrarem estão se rendendo ao Deus vivo , demonstrando que agora , acabou o tempo da ignorância das magias , pois a Luz completa e perfeita brilhou com fulgor glorioso .
Com a vinda de Cristo chegou ao fim a era das superstições , mandingas e patuás .
Por meio de Jesus é possível conhecer o Deus vivo , sem intermediações humanas .
Com os magos aprendemos que Natal é a expressão do amor de Cristo por toda a humanidade , sem distinção de pessoas .
Que o Natal verdadeiro é dentro de nós , no coração , onde Jesus quer viver .

Que neste Natal possamos ir até Cristo , e prostrados o adorar , entregando o que temos e que somos . Que o nosso Natal seja assim , não so no dia 25 de dezembro , mas todos os dias ......

Amém!

Texto do Pr Gelson Magalhães ....

Comentários

  1. AMÉM ...
    Engraçado que ao me preparar para o Natal esse ano, fui a procura de objetos que identificava o Natal através da religião. Não encontrei nada a não se presépio ... Ok não me aborreci, mas tb não coloquei Papai Noel espalhado pela casa toda como todos os anos. Esse ano quem reinou em minha casa foi ele Jesus, mesmo nõa tendo imagens espelahadas pela casa como simbolo do Natal ele estava em meu pensamento a todo instante ... Amém, que o Natal não seja para nós só um dia, mas que essa compaixão que invade os corações das pessoas nessa época possa encandecer nossos corações e ano inteiro . Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas