A Oração Simples



Não existe oração errada . Aliás , a oração errada é aquela que não é feita . A Bíblia Sagrada ensina que se deve orar a respeito de tudo . Orar por qualquer motivo , qualquer hora , qualquer lugar , sempre que o coração não estiver em paz . Tão logo o coração experimente apreensão , preocupação , medo , angústia , enfim , seja perturbado por alguma coisa , a ação imediata de quem confia em Deus é a oração .

O apóstolo Paulo diz que não precisamos andar ansiosos por coisa alguma , mas em tudo , pela oração e súplicas , com ação de graças , devemos apresentar nossos pedidos a Deus , tendo nas mãos a Promessa de que a paz de Deus que excede todo o entendimento , guardará nossos sentimentos e pensamentos em Cristo Jesus (Filipenses 4.6,7).
 A expressão "coisa alguma" inclui desde uma vaga no estacionamento do shopping center quanto a destruição de um casamento , do desejo de que não chova no dia da festa quanto a enfermidade de uma pessoa querida .

Esta experiência de oração é chamada de oração simples : orar sem censura filosófica ou teológica , orar sem se perguntar " é legítimo pedir isso a Deus ? " ou " será que Deus se envolve nesse tipo de coisa ? ". Simplesmente orar .

A garantia que temos quando oramos assim é a paz de Deus em nossos corações e mentes .
 A Bíblia não garante que Deus atenderá nossos pedidos exatamente como foram feitos : pode ser que a vaga no estacionamento não seja encontrada e que chova no dia da festa . A oração não se presta a fazer Deus trabalhar para nós , atendendo nossos caprichos e provendo o nosso conforto . Já que a causa da oração simples é a ansiedade , a resposta de Deus é a paz .
 
 O resultado da oração não é necessariamente a mudança da realidade a respeito da qual se ora , mas a mudança da pessoa que ora . A mudança da situação a respeito da qual se ora é uma possibilidade , a mudança do coração e da mente da pessoa que ora é uma realidade . Deus não prometeu dizer sim a todos os nossos pedidos , mas nos garantiu dar paz e nos conduzir à serenidade . Não prometeu nos livrar do vale da sombra da morte , mas nos garantiu que estaria lá conosco e nos conduziria em segurança através dele .

O maior fruto da oração não é o atendimento do pedido ou da súplica , mas a maturidade crescente da pessoa que ora . Na verdade , a estatura espiritual de uma pessoa pode ser medida pelo conteúdo de suas orações . Assim como sabemos se nossos filhos estão crescendo observando o que nos pedem e o que esperam de nós , podemos avaliar nosso próprio crescimento espiritual através de nossos pedidos e súplicas a Deus . As orações revelam o que realmente ocupa nossos corações , o que realmente é objeto dos nossos desejos , o que nos amedronta , nos desestabiliza e nos rouba a paz .

O apóstolo Paulo diz que quando era menino , falava como menino , pensava como menino e raciocinava como menino . Mas quando se tornou homem , deixou para trás as coisas de menino (1Coríntios 13.11). Não existe oração certa e errada . Mas existe oração de menino e oração de homem . Oração de menina e oração de mulher . A diferença está no coração .... 
 
 
 
 
Texto de Ed René Kivitz , extraido do site www.ibab.com  ....Para não se preocupar a respeito de nada , oremos a respeito de tudo ...Fiquem na Paz ...


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas