Quando Não Queremos Mais Esperar ...



Leia com atenção , reflita , ore e Deus falará ao seu coração .
Salmo 69:3 : "  Estou cansado de clamar; secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem de esperar por meu Deus . "
Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é aprender a esperar . Mais difícil ainda é não entender o porque certas coisas nos acontecem , e , por confiarmos e amarmos a Deus , nos dispomos a “esperar Nele”.
Vemos Davi falando no Salmo 42:5 : "  Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim ? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença ."
Mas no Salmo 69 , verso 3 , o mesmo Davi demonstra uma certa frustração e se queixa de estar cansado de esperar pela ação de Deus .
Todos nós já tivemos essa experiência um dia , e talvez você esteja passando por isso hoje . Esperar não é fácil , principalmente quando há sofrimento envolvido .
Criamos expectativas de que certas situações se resolverão logo , ou melhor , esperamos que as coisas aconteçam logo e principalmente que aconteçam da maneira como desejamos . Porém , observamos o tempo passar e parece-nos que nada acontece , e as vezes , para piorar mais ainda , as coisas não acontecem na hora que desejamos nem exatamente como esperamos .
Nos entristecemos e perguntamos ao Senhor  : por quê ou até quando , Senhor ? Nos preocupamos , nos angustiamos e até choramos e as vezes choramos muito ! E isso não é bom !
Lembrei-me hoje da história de Abraão e pude entender as atitudes e sentimentos dele . Abraão era humano , como eu e você , sujeito aos mesmos sentimentos .
O Senhor fala com Abraão em Gênesis 15 através de uma visão , e diz : “ Não temas , Abrão , eu sou o teu escudo , e teu galardão será sobremodo grande ”. Mas Abraão (ainda chamado de Abrão aqui) se queixa sobre o que poderia receber de Deus , pois desejava um filho , um herdeiro que ainda não tinha .
Deus então faz uma promessa à Abraão dizendo-lhe que ele teria um filho , o qual seria o seu herdeiro e que ele também teria uma descendência grandiosa , como as estrelas vistas no céu .
A Palavra nos diz em Gênesis 15:6 que Abraão creu naquela palavra e que isso lhe foi imputado para justiça , ou seja , a sua fé na Palavra de Deus o justificou diante de Deus .
Pois bem , assim como prometido a Abraão , a Palavra de Deus contém muitas promessas para os seus filhos , dadas aos que o amam , aos que o temem e andam nos seus caminhos .
Essas promessas nos foram dadas para que não venhamos a desfalecer , a desanimar , como aqueles que não têm esperança , pois o Senhor nos guarda , nos ajuda , nos consola , nos guia , nos ensina , nos sustenta e nos restaura quando caídos ou feridos .
Tudo isso está escrito na sua Palavra , e é a Verdade .
Tudo o que está escrito se cumpriu cabalmente até hoje e continuará a se cumprir até o fim . No entanto nem sempre se cumpre ou se cumprirá como nós desejamos , e sim como o Senhor deseja , pois a vontade do Senhor é boa , perfeita e agradável (Romanos 12:2) , e a nossa vontade normalmente é imperfeita , nem sempre boa ou agradável para nós mesmos .
O que acontece é que a vontade de Deus não tem variação de mudança , mas a nossa sim . Hoje queremos de um jeito e amanhã de outro . Amanhã não queremos mais da maneira como desejamos hoje e se Deus fizer da forma como pedimos hoje , amanhã Ele teria que mudar tudo ! E o mundo viraria uma bagunça e no final seríamos mais infelizes do que as vezes ficamos , pelo fato de Deus não nos atender imediatamente .
Abraão tinha a promessa , mas o tempo passou e nada acontecia . Passaram-se dez anos (Genesis  16:3) e nada aconteceu nesse período . Abrão não tinha um herdeiro .
Fico pensando como foi difícil para Abraão esperar . Ele tinha a promessa , porém , parecia que Deus tinha se esquecido do que falou à Abraão !
Abraão poderia até pensar : Deus se esqueceu de mim , Ele se esqueceu da promessa que me fez ; ou ainda poderia imaginar de forma diferente : Deus me prometeu , mas acho que sou pequeno demais e não tenho muita importância para Ele , ou : acho que não mereço receber essa benção de Deus pois não sou perfeito diante Dele !
Temos o costume de pensar em nossos méritos como uma forma de convencer Deus para que Ele nos dê o que desejamos . Se nos esforçamos e não recebemos o que esperamos , então achamos que Deus se esqueceu de nós , que nos abandonou por algo que fizemos de errado ou algo que deixamos de fazer .
E se não nos esforçamos , então choramos com sentimento de auto piedade e tentamos nos justificar diante Dele dizendo que não conseguimos , que não aguentamos mais ou que a vida perdeu o sentido para nós , por isso ficamos inertes , parados , sem forças para seguir em frente , e outras coisas bobas que não fazem sentido nenhum para Ele , pois Ele te conhece profundamente e entende o que se passa dentro de você como ninguém .
O fato é que não somos pacientes o suficiente para entender e aceitar a maneira de Deus agir e sempre encontramos uma justificativa para o nosso comportamento . Queremos que seja segundo o desejo do nosso coração , mas , Deus , que sabe todas as coisas , não te dá porque sabe que não é o melhor para você , ou o propósito Dele para a tua vida não é esse . E Deus não erra !
Abraão, depois de 10 anos , “cansado de esperar” pela promessa , aceitou uma oferta de sua mulher , Sara (Chamada de Sarai ainda) de deitar-se com a serva dela , Hagar , a Egípcia , e ter os filhos que Deus lhe prometera . Isso agradou a Abraão , pois não precisaria esperar mais !
Quando ficamos “cansados de esperar”, assim como estava Abraão ; esse é o momento propício para cometermos os maiores erros de nossas vidas !
Quando estamos cansados de esperar corremos o risco de tomar decisões impensadas , decisões erradas que certamente nos trarão consequências imprevisíveis e desagradáveis no futuro .
Entendo o sentimento de Abraão . Talvez ansioso , triste , angustiado, frustrado, desanimado com a vida! Deus se esqueceu de mim, poderia pensar, – então vou fazer do meu jeito ! E vou resolveer o problema !
Hagar gerou um filho , o qual se chamou Ismae l. Os Ismaelitas deram origem ao povo Árabe , que hoje são os maiores inimigos do povo de Israel , os quais são os herdeiros legítimos de Abraão , prometidos por Deus .
Depois desse erro Abraão precisou esperar mais 14 anos para ter o seu herdeiro com Sara .
Quando Ismael nasceu Abraão tinha 86 anos e quando Isaque nasceu Abraão possuía cem anos (Genesis 21:5) , portanto , 26 anos após de receber a promessa do Senhor .
Fico me perguntando : se Abraão não tivesse tomado a decisão de “resolver a situação” ele mesmo , será que Deus não o teria abençoado antes ? Isso pode se aplicar a você também !
Deus , na verdade , queria dar para Abraão um Isaque  , mas por “estar cansado de esperar” e atender os desejos do seu coração Abraão acabou tendo um Ismael, e isso lhe trouxe muitos problemas .
Talvez você deseja um Isaque de Deus , mas se não for paciente pode acabar tendo um Ismael e isso não me parece bom  .
Deus nunca mentiu . Sua Palavra é fiel e verdadeira , suas promessas se cumprem cabalmente na vida dos seus filhos , no tempo certo .
Aprendi que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos e os Seus caminhos não são os nossos caminhos (Isaias 55:8) . As vezes nos atrapalhamos um pouco ao querer que os pensamentos de Deus sejam os nossos pensamentos e que os Seus caminhos sejam os nossos caminhos ! Caminho é a forma de Deus operar , a maneira de Deus agir !
Por isso o salmista diz no salmo 25 : 4 " Faze-me saber os teus caminhos Senhor ; ensina-me as tuas veredas. ", em Provérbios 3:17 vemos o pregador anunciar : " Os seus caminhos são caminhos de delícias , e todas as suas veredas são paz ."
Também somos lembrados por Ele em Provérbios 5: 21 " Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor , o qual observa todas as suas veredas " . Em Provérbios 8: 32 "  Agora , pois , filhos , ouvi-m e; porque felizes são os que guardam os meus caminhos ."
Deus cumpriu a sua promessa à Abraão e não deixará de cumprir as suas promessas , dentro do contexto dos tempos , aos que o amam , porém , nós podemos “nos atrapalhar” um pouco por não entender o agir de Deus .
Desejosos de resolver nossos problemas ou satisfazer os desejos de nossos corações , tomamos caminhos errados ou agindo de forma equivocada e acabamos sofrendo um pouco mais por causa da nossa impaciência e obstinação .
Por isso , pense como Davi no salmo 42:11 e no salmo 43:5 " Por que estás abatida , ó minha alma , e por que te perturbas dentro de mim ? Espera em Deus , pois ainda o louvarei , a Ele , que é o meu socorro , e o meu Deus . "
Confia e espera em Deus , “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade , porque Ele tem cuidado de vós .” (1ª. Pedro 5:7)
Sei o quão difícil é esperar , mas a palavra nos ensina em Romanos 9: 28 que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus e que são chamados segundo os seus propósitos .
Confia na Palavra de Deus ! Ela é fiel e verdadeira , ou seja, acontecerá exatamente como ela diz , por isso não desanime e não desfaleça na fé .
Permaneça firme nos caminhos do Senhor e Ele te abençoará no tempo certo . No tempo de Deus todas as coisas são formosas (Eclesiastes 3:11).
O seu amor e a sua graça te sustentará durante esse tempo , pois Ele te ouve e te vê e não se esquece de ti .
No mais , alegrai-vos na esperança , sede pacientes na tribulação , perseverai na oração (Romanos  12:12)
Fiquem em paz.
Deus  vos abençoe...

Este texto foi um presente enviado por minha querida irmã em Cristo , Beatriz .....Tenho certeza que essas palavras servirão de respostas a muitas pessoas  que esperam no Senhor o cumprimento de Suas Promessas... Fiquem na Paz !!!

Comentários

  1. A Paz Meyre! Como estás?
    Li no sua penúltima postagem que você precisava repousar... Espero que estejas melhor.

    Este texto falou muito comigo e como já fiz como Abraão uma vez, peço a Deus forças para não "ceder" a vontade da minha carne.

    Vim aqui várias vezes na esperança de uma postagem nova e fiquei muito feliz ao ler.
    Que Deus te abençoe muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vanessa, obrigada p suas palavras , mas o repouso ja passou a dias , foi so um susto mesmo , mas precisei fazer uma viagem e foi p isso que nao consegui postar nada , mas agora tudo volta ao normal pela graça de Deus ...E fique de olho pois em breve começaremos uma campanha de jejum e quem sabe vc nao queira faze-la conosco ??Um grande abraço e a Paz ..

      Excluir
  2. Oi amiga! Obrigada por responder!
    Quero participar da campanha sim. Sei que temos que lutar as nossas guerras com a ajuda de Deus, mas as vezes é tão bom ter alguém para compartilhar...sinto muito falta disso. Minha prova, por minha própria culpa, reconheço, já se alongou tanto que as vezes me falta forças...
    Acho que só quem já passou por isso é que sabe como é.
    Voltarei sempre aqui sim, pois tem me abençoado.
    Bjo e fique na Paz.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Adriana....Pois é li esse texto e me indentifiquei com ele. To cansada de orar de tudo, as coisas aqui em casa estão mornas , se não frias, estou me jejum de 40 dias, abdiquei de 2 refeiçoes já fazem uns 20 dias mais ou menos...mas pouco muiot pouco aconteceu...tenho pedido a jesus algo tremendo entre eu e meu marido...pela miserocordia de deus ele não saiu de casa...mas age como se solteiro fosse...e não sei de 2 dias pra cá to assim...sem vontontade denada..só de me deitar e ficar queta. Otem passando roupas convercei com deus como se estivesse conversando com vc na minha frente...tento manter meus pensamentos nele...mas to irritada sei la

    ResponderExcluir
  4. Amiga, copiei este texto e postei em um site, um forum do qual faço parte. Abençoou a minha vida e eu quis compartilhar com outras amigas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas