A Ordem De Deus Para O Casamento



Deus estabeleceu não apenas o casamento , mas os princípios que devem regê-lo . Ele distribuiu papéis e responsabilidades específicas para marido e mulher . Quando esses papéis são invertidos ou negligenciados , o casamento fica comprometido e , muitas vezes , entra em colapso .

• PRINCÍPIOS DIVINOS INEGOCIÁVEIS – Vivemos numa geração de lares confusos . O feminismo distorceu o papel da mulher e o materialismo inverteu prioridades na vida da família . Os pais perderam a autoridade sobre os filhos porque deixaram de exercer a disciplina . O resultado disso é o caos porque valores eternos estabelecidos por Deus têm sido substituídos por conceitos humanistas . Mas a Palavra Eterna nunca é revogada . O que o Senhor estabeleceu como princípio ou norma para o casamento é inegociável e aqueles que ignorarem essas leis certamente sofrerão as conseqüências do seus  erros .

A LIDERANÇA DO MARIDO NO LAR
Está sobre o marido a responsabilidade de liderança no lar . O conceito bíblico de “liderar” está longe da idéia de se estabelecer uma ditadura machista . Não se trata de autoritarismo . O referencial de liderança estabelecido pela Palavra é Cristo . Portanto , o líder do ponto de vista de Deus é aquele que se coloca como modelo e vai à frente , pagando um preço de amor pelos que o seguem . Como Jesus fez com a igreja , como o pastor faz com suas ovelhas , o marido precisa fazer com sua casa .

 AMAR COM ABNEGAÇÃO – Está sobre o homem a missão de amar sua esposa “como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios  5:25) . Significa renunciar a si mesmo em favor da mulher , priorizando seus sentimentos e necessidades , suprindo-a em tudo e esforçando-se para aperfeiçoá-la cada dia .

 COMUNHÃO , CONSIDERAÇÃO E PROTEÇÃO – Pedro escreve em sua primeira epístola : “Maridos , Vós , igualmente , vivei a vida comum do lar , com discernimento ; e , tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil , tratai-a com dignidade , porque sois , juntamente , herdeiros da mesma graça de vida , para que não se interrompam as vossas orações” (I Pedro 3:7) . Há três atitudes importantes nesse texto que Deus cobra do marido . A primeira é comunhão . “Viver a vida comum do lar” significa participar de tudo o que acontece na família , dividindo com a esposa as responsabilidades da administração da casa e do ensino e disciplina em relação aos filhos . Assim , o homem de Deus precisa ser um homem caseiro , presente , que se envolve com todos os aspectos da vida de sua família . A segunda atitude é consideração . O Senhor exige que o marido busque considerar e entender sua mulher , tratando-a com dignidade , sem aspereza . Para isso ele terá que encontrar e ressaltar suas virtudes , promovendo encorajamento e ânimo constantes . A terceira atitude é de proteção . A mulher deve ser considerada como parte mais frágil (não como parte inferior) . Sua estrutura física e emocional requer cuidado e cobertura . A Palavra diz que a esposa é como uma “videira frutífera” (Salmos 128:3) . Ela requer um cuidado especial para produzir o bom vinho da alegria no casamento .

 O CABEÇA DA ESPOSA - Deus estabeleceu uma ordem de autoridade no lar . “O marido é o cabeça da mulher , assim como Cristo é o cabeça da igreja” (Efésios 5:23) . Isso não tem a ver com dignidade , mas com papéis . O fato de o homem ser autoridade sobre a esposa não o faz mais digno ou importante . Trata-se apenas de distribuição de responsabilidades segundo a Sabedoria e Vontade de Deus . Na Trindade , o Filho se submete ao Pai e isso não implica em nenhum tipo de inferioridade , pois Eles são um . Essa liderança exigida do homem atinge todas as áreas . Ele é o primeiro responsável pelo sustento material , emocional e espiritual do lar . Quando as coisas estão edificadas nesta boa ordem Divina , toda a casa sente segurança .

 REPRESENTANTE DE CRISTO NO LAR - O sacerdócio no meio da família deve ser exercido primeiramente pelo homem . Ele é a “locomotiva” que deve puxar os demais membros para a presença de Deus . Ele deve ser o primeiro a submeter-se ao Senhor e ouvir sua voz . A Bíblia diz que , assim como o marido é o cabeça da mulher , Cristo é o cabeça do marido (I Corintios 11:3) . Portanto , sua autoridade está também respaldada na submissão .

UMA AJUDADORA IDÔNEA Ao criar a mulher , Deus a concebeu como “ajudadora idônea” em relação ao seu marido (Genesis  2:18) . Isso traz dois conceitos importantes . O primeiro é que ela deve auxiliar o seu esposo em tudo o que lhe diz respeito (decisões no lar , ensino e disciplina dos filhos , finanças , etc.) . Não significa exercer sobre ele o papel de comando , mas de apoio . O outro conceito é o de que a mulher tem uma voz que deve ser considerada . Ela é idônea , confiável . Portanto , embora a última palavra sempre seja do homem , as decisões devem ser tomadas em conjunto , sempre buscando o consenso e a unidade .

 SUBMISSÃO EM AMOR - A submissão é o reconhecimento da autoridade que está sobre alguém , através de uma predisposição do coração em obedecer . No contexto do lar , Deus ordena que a mulher seja submissa ao seu marido , como ao Senhor (Efésios 5:22) , ainda que ele seja um descrente e não cumpra o seu papel corretamente (I Pedro 3: 1,2) . Isso não significa anular-se , mas reconhecer no marido a autoridade de Deus e sujeitar-se à sua direção em tudo , como diz a Palavra (Efésios 5:24) . Só há um limite para a submissão : quando para mantê-la , precisamos desobedecer a Deus , ou seja , pecar . Neste caso , a autoridade maior é que deve ser seguida (Atos 4:19) .

 TRATO RESPEITOSO - Paulo ordena que a mulher respeite o seu marido (Efésios 5:33) e Pedro refere-se à “conduta casta e respeitosa” da mulher (I Pedro 3:2) . De maneira prática , isso implica em manter uma vida recatada e de fidelidade , servindo ao esposo como quem serve ao Senhor e cuidando de honrá-lo com seu procedimento e palavras .

DEDICAÇÃO AO LAR - Diz o salmista que a mulher deve ser “como videira frutífera no interior da sua casa” (Salmos 128:3) . Isso fala de sua função dentro do lar , na administração doméstica , cuidado com os filhos e com o esposo . Não quer dizer que ela não possa ter atividades externas ou desempenhar ministérios no reino de Deus , mas que sua prioridade é a família . Salomão descreve a mulher virtuosa como aquela que é empreendedora , que tem visão para coisas elevadas , que inclusive atua fora de casa , mas que prioriza o seu lar e usa sua capacidade para abençoá-lo (Provérbios 31:10-31) .

Texto do Ministério Restauração e Vida , da série Familias ....

Comentários

Postagens mais visitadas