Sabedoria Da Mulher





Queridas Irmãs

Como é dificil agir com sabedoria em nossos casamentos , nao é mesmo ? E Deus , deu a nos , mulheres a tarefa de edificar o lar , somos as responsaveis diretas pelo sucesso ou fracasso do casamento...

 “A mulher sábia edifica a sua casa , mas a insensata , com as próprias mãos , a derruba .”  Provérbios 14.1



Quero mostrar um pouco sobre as características de uma mulher sábia e de uma mulher que não sabe agir com sabedoria :

A mulher sábia é aquela que não manda no marido .
 Mas também não deixa de influenciá-lo , com seu comportamento honrado , pois  Deus colocou o marido como cabeça do lar .
Por isso a mulher sábia conversa com jeito , respeito e delicadeza.


Permita me dar um exemplo de como ela pode conquistar o que quer do marido: Se ela deseja uma geladeira nova , ela prepara um bom jantar para seu marido , o trata com carinho e amor, e depois serve um suco ou refrigerante sem gelo e logo em seguida conversa com o ele sobre a necessidade e pede a geladeira .
 Já a mulher que não tem sabedoria é aquela que manda o marido comprar a geladeira e ainda dá prazo ; " Ou voce compra até final do mes ou voce vai se ver comigo !! " , ou é aquela que agride verbalmente o marido quando chega em casa , por ele não poder comprar uma geladeira nova .


A mulher sábia é aquela que não vive resmungando: Provérbios  21.19 diz:

“ É melhor morar no deserto do que com uma mulher que vive resmungando e se queixando .”  

 É grande a pressão que um homem ja sofre no dia-a-dia do trabalho e na rua . Ele sofre ameaças de ser demitido , exigência de atualização , competiçoes entre outros homens , horas extras constantes , chefes estúpidos e manipuladores e outras pressões que já trazem muita dor de cabeça. Com um dia assim , pode ter certeza que seu marido  não ve à hora de chegar em casa e poder relaxar. A casa representa para o homem a sua fortaleza e refúgio de paz. Não deve ter coisa pior do que um lar sem paz , do que chegar em casa e ouvir muita reclamação da esposa .

 A mulher sábia é aquela que sabe o momento certo de conversar , que conhece o marido e sabe quando tratar dos assuntos que a incomoda . A mulher que não é sábia é aquela que pensa somente em resolver seus problemas , na hora que ela quer , não se importando com o estado emocional do marido. Por isso as constantes brigas. 


 Gostaria que refletisse como está seu lar , e se seu marido sente prazer de estar em casa .
Seja sábia , faça de seu lar um lugar de paz e repouso para seu marido , um lugar onde ele está sempre ansioso para chegar . Instrua as crianças a não fazerem muita bagunça quando seu marido está lá descansando .
Prepare um bom ambiente relaxador , mesmo que nesse momento ele nao esteja ai para apreciar , ele vai acabar por notar e pode ter certeza que vai ter imensa vontade de ficar ai .



A mulher sábia é aquela que só declara bênção , em vez de maldição : Em Tiago 2:10 e 11, a Bíblia instrui:

“ De uma só boca procede bênção e maldição . Meus irmãos , não é conveniente que estas coisas sejam assim . Acaso , pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso ? ” 

 Da boca da mulher sábia , só sai palavras de bênçãos , mas daquela que não é sábia , palavras de maldição.
 Palavras de bênçãos são sempre palavras de amor e esperanças . Da mulher sábia não sai um xingamento  ao marido , um comentário maldoso ou depreciativo , uma fofoca e nem um desejo de desgraça .

 Deixe dar um exemplo de uma mulher que não é sábia . Ao encontrar uma irmã da Igreja ela declara : “ meu marido é um folgado e preguiçoso  , não quer saber de nada e só fica dormindo em casa . Desse jeito vou ficar sempre na miséria ! ”
 Agora me permita dar outro exemplo , só que agora da mulher sábia . Em vez de fazer esse comentário  com a irmã , ela declara:  “ meu marido é uma benção, e nos amamos muito . Ele será um homem muito ativo e conseguirá o sucesso que merece . Creio que vamos prosperar muito na vida como família !”

Perceba que as duas frases comunicam a mesma mensagem , mas a da sábia é uma declaração de benção .



 A vida ou a morte de seu casamento está na língua.

A mulher sábia é aquela que é virtuosa : Provérbios  12.4 diz:
“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido , mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos .” 

 O marido que tem uma mulher virtuosa é rei ! Virtuosa é aquela que tem boa qualidade moral . É, portanto aquela que não se veste com roupa agarrada e nem muito curta , ou cheia de transparencia , mas  que sabe se vestir de forma discreta , bonita e  ao mesmo tempo elegante. É aquela que dá bom testemunho , que sabe se portar com dignidade num ambiente – é discreta , educada e agradável . É meiga e não agressiva . Não faz escândalo e nem se torna o “centro das atenções”.

Aquela que não é sábia é a que se veste de forma provocativa , com apelos sexuais ,  chamando a atenção de outros homens , que fala e ri alto num ambiente , que é inconveniente e indiscreta. É aquela que não tem educação e gosta de aparecer, que fala demais e nas horas erradas .

Provérbios  18.22 e 23 declara :

“ A morte e a vida estão no poder da língua ; o que bem a utiliza come do seu fruto . O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor .”


Como mulher, olhe para dentro de si e analise como está seu comportamento. Peça para o Espírito Santo lhe mostrar como tem agindo . Se Ele lhe mostrar que algo está fora do que a Bíblia trás como modelo de esposa , seja aberta para mudar . Busque sabedoria na Palavra de Deus , jejue e ore para obter sucesso na transformação . Acredito que o que mais quer é ser alguém agradável  para seu marido , ter um lar feliz e ser amada.
Deus vai lhe ajudar nessa transformação, Ele sempre ajuda os que querem mudar.

Qualquer que seja a mudança so é possivel se voce entregar a Deus e trabalhar junto , fazendo sua parte , se esforçando para destruir comportamentos enganadores ...Comece hoje fazendo sua parte e peça a Deus para orienta-la nessa transformaçao ...


Este texto foi retirado do artigo do Pastor  Ronaldo Calil , para o site Casais Na Plenitude ...

Comentários

Postagens mais visitadas