Como Uma Esposa Retribuiu O Mal Com O Bem !!!



Seu  esposo/ esposa  já te amaldiçoou? Eu espero que não , mas caso isso aconteça , Jesus nos deu a seguinte instrução : “Amai vossos inimigos , fazei o bem aos que vos odeiam ; bendizei aos que vos maldizem , orai pelos que vos caluniam” (Lc 6:27,28) . Essa abordagem diante de um abuso verbal é tão anti-intuitiva que parece incrível ! Nós estamos tão acostumados a “devolver com a mesma moeda” que a possibilidade de “apagar o fogo” com palavras suaves não passa com muita frequência por nossa mente.

Muitos de nós têm se tornado tão hábeis em explorar o outro , que fica difícil ouvir as palavras de Jesus. Muitos acham que se tomarem as palavras de Jesus de forma literal acabarão por viver debaixo do domínio de seus maridos .

Creio que o oposto seja verdadeiro . Bondade não merecida tem um profundo poder de penetração no coração de nossos maridos . Não é esse o modus operandi de Deus? O apóstolo Paulo reconhece isso quando diz : “ignorando que a bondade de Deus é que te leva ao arrependimento” (Rm 2:4). Deus é o nosso modelo , e com a ajuda do Espírito nós conseguiremos responder com gentileza.

Um marido me disse que sua esposa tentou conversar com ele enquanto ele assistia a uma partida de futebol . Ele respondeu rispidamente : “A gente não pode conversar sobre isso depois? Eu quero assistir ao jogo!” Sua esposa saiu da sala e voltou 20 minutos depois , com um sanduíche , batatas fritas , um refrigerante e um biscoito. Ela colocou tudo isso na frente dele , deu um beijo em sua testa e disse: “te amo”! Depois , retirou-se da sala.

Aquele marido me disse : “eu fiquei constrangido. Não merecia aquele gesto de bondade. Quando acabei de lanchar sabia que tinha que me desculpar. Desliguei a televisão fui até a sala onde ela estava lendo um livro e disse : “Desculpe-me por ter te tratado daquele jeito. Te tratei mal e você me fez um sanduíche e disse que me amava . Me perdoa por ter sido tão insensível?”. Ela virou-se para mim , dizendo: “É claro! Eu te perdôo”.

Ele disse que se ofereceu para falar com ela imediatamente , ao invés de esperar o jogo acabar. Sua resposta foi : “Eu posso esperar. Sei que você realmente quer assistir o jogo , e eu não estava pensando nisso quando lhe chamei para conversar. Quando acabar a gente se fala”.

Nem todos aprendem a aplicar os ensinamentos de Jesus no casamento. Estamos satisfeitos em deixar suas palavras nas Escrituras e jamais trazê-las para a vida . Contudo , aqueles que as transportam para sua vida logo percebem quão maravilhoso é abençoar uma pessoa que nos amaldiçoa . É um instrumento que fortalece a união conjugal .

Estamos acostumados a ler bastante sobre o “amor dificil”, mas falhamos em praticar o “amor suave”. Não estou dizendo que não há espaço para o amor dificil  no casamento. Estou apenas dizendo que ele deve ser a última opção , o último recurso a ser usado. Quando você retribui o mal com o bem , a grosseria com a gentileza e ora com sinceridade pelo esposo que lhe trata mal , você está desenvolvendo uma relação que fará o “amor dificil” muito mais efetivo , quando ele for necessário.

Se não tem havido amor , gentileza , preocupação com o outro , então o amor dificil  levará a um divórcio . Seu marido  lançará sua própria culpa sobre você e lhe culpará pela ruptura do casamento. Se , por outro lado , você agir com bondade , cordialidade , a ofensa que foi causada na relação será prontamente substituída por gestos de amor e haverá mais valorização quanto à importância do outro em sua vida. O marido  que costuma errar bastante será mais propenso a se arrepender e buscar uma reconciliação.

Estou plenamente consciente de que sem ajuda divina nenhum de nós estará apto a colocar em prática os ensinos de Jesus. Nossa reação natural é de responder palavras duras com palavras duras e destrato com destrato. Contudo , essa atitude só nos leva a uma ruína em nossas relações. O apóstolo Paulo sumariou o ensino de Jesus com as seguintes palavras “Não se deixem vencer pelo mal , mas vençam o mal com o bem .” (Rm 12:21). Caminhando na via da “benção ao invés da maldição” conseguiremos desenvolver melhor nossas relações , aprendendo com as diferenças e trabalhando conjuntamente , como em uma equipe .


Texto de D. Chapman, Ph.D., autor de “Agora você está falando minha linguagem” (Now You're Speaking My Language) (B&H Publishing), casado com Karolyn há 45 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas