Vendo o Casamento Pelos Olhos de Deus



"Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade..." (Malaquias 2:14).
"Portanto , o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6).
"Maridos , vós, igualmente , vivei a vida comum do lar , com discernimento...para que não se interrompam as vossas orações" (1 Pedro 3:7).


O casamento não é invenção humana que pode ser definida e destruída conforme os caprichos egoístas dos homens. O casamento foi criado por Deus. Ele é testemunha dos nossos votos e está preparado para julgar a nossa desobediência.
Desrespeito pelos compromissos do casamento destrói a nossa comunhão com o nosso Criador. É imprescindível que aprendamos a ver o casamento como Deus o vê.

"Cada um tenha a sua própria esposa"

Em 1 Coríntios 7:2 , Paulo repete o princípio que Deus estabeleceu quando criou o primeiro casal. "Por isso , deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher , tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24).
As palavras de Jesus em Mateus 19:4-6 afirmam que a intenção de Deus desde a criação de Adão e Eva era que o homem fosse fiel a uma esposa legítima até a morte. As palavras que descrevem o primeiro casamento mostram que o Senhor pretendia que outros seguissem o mesmo padrão.
Adão não tinha pais para deixar , mas os filhos de centenas de gerações posteriores têm cumprido este aspecto do princípio perpétuo estabelecido no Éden . Mesmo em sociedades corrompidas por anarquia e iniquidade , o casamento mantém uma posição honrada (Hebreus 13:4).

A relação do casamento: Dois se tornam um

Juntar duas pessoas numa união completa descreve vividamente a beleza do casamento que Deus planejou . Deus não pretendia deixar o homem sozinho ; então ele lhe deu a companheira perfeitamente adequada . Quando um homem e uma mulher se casam , eles formam uma nova e única unidade . Eles dividem uma relação sexual especial que jamais deve ser compartilhada com outros (1 Coríntios 7:3-5).
Quando a mulher segue a liderança de amor do marido (Efésios 5:22-33), os dois participam juntos de sonhos e sofrimento , de conquistas e calamidades , do vigor da juventude e da fragilidade da velhice . Para este par privilegiado , a vida não se define mais com a palavra eu , e sim com a palavra nós.
Ao longo dos anos , a fusão de duas mentes na busca da mesma meta eterna cria uma intimidade e compreensão sem igual em relações humanas . A faísca de admiração no olhar de uma jovem noiva é apenas uma sombra do brilho constante no olho de uma mulher que superou décadas de desafios da vida com o homem que ela ama . O prazer que o noivo sente quando toma a mão da sua noiva é meramente um presságio do carinho que sentirá anos depois quando toma a mão de sua mulher , então envelhecida , para firmar os seus passos incertos .


O perigo de desconsiderar os princípios divinos

Aqueles que desprezam a perfeição do plano divino sofrem as tristes conseqüências de lares quebrados , corações esmagados , e espíritos quebrantados . Uma sociedade que apóia divórcios pecaminosos e incentiva casamentos ilícitos ceifará o que semeia . O sacrifício necessário para casamentos bem-sucedidos é sufocado pelo egoísmo que os destrói . O amor que fornece segurança é substituído pela lascívia que deixa esposas e filhos inocentes abandonados e desprotegidos num mundo cruel .
Nem leis humanas nem doutrinas engenhosas podem mudar o fato que Deus permite apenas dois motivos para contrair novas núpcias : morte do primeiro companheiro (Romanos 7:3; 1 Coríntios 7:8-9,39) ou divórcio porque o parceiro cometeu adultério (Mateus 19:9) .
Outros abusos da vontade de Deus também causam destruição . O sexo antes do casamento , incluído no termo bíblico fornicação ou relações sexuais ilícitas , sempre está errado (1 Coríntios 6:9-11,18; 7:2; Gálatas 5:19; Hebreus 13:4) . Mesmo quando perdoado pela graça de Deus , o sexo antes do casamento , muitas vezes , traz graves conseqüências . Além das possíveis conseqüências físicas , a fornicação pode roubar o casamento posterior da intimidade especial que Deus fez para ser dividida exclusivamente por pessoas casadas .

Relações homossexuais são outra perversão do plano de Deus . Todas as tentativas de "autoridades" humanas a defender a conduta homossexual como algo "natural" não podem apagar as palavras nítidas de Romanos 1:26-27 e 1 Coríntios 6:9-11. Homossexuais , como fornicadores , adúlteros e todos os outros pecadores , precisam se arrepender para buscar o perdão de Deus (Lucas 13:3; Atos 2:38; 8:22 ; Mateus 3:8) .


Abençoados por nosso Criador

O casamento é uma das ricas bênçãos preparadas para nós pelo benevolente Criador . Quando seguimos o plano dele , gozamos das maravilhas do amor e da segurança nesta vida, e a expectativa de um lar perfeito na eternidade .

Por Dennis Allan

Comentários

Postagens mais visitadas